10h00

Hospital Municipal de Salvador participa de projeto para melhoria dos atendimentos na Emergência

Unidade de Saúde está entre os 20 hospitais selecionados para o projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, em parceria com o Sírio Libanês, e o primeiro a desenvolver uma ferramenta para coleta automatizada dos indicadores de performance.

Tamanho da Fonte

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e visa reduzir a superlotação, com melhorias do atendimento em urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.

A iniciativa busca melhorar processos, fluxos e o tempo de espera nos atendimentos de emergência, com a finalidade de prestar uma assistência cada vez melhor e para mais pessoas. A metodologia tem foco nas unidades de Emergência, mas beneficia todo o hospital, já que incorpora práticas de eficiência e produtividade para todos os atendimentos: de emergência e urgência até internação e alta hospitalar.

Para mensurar a efetividade da performance do hospital, o projeto utiliza um indicador internacional de avaliação da superlotação chamado NEDOCS. Nele, são consideradas diversas variáveis, como o número total de pacientes na emergência, quantidade de pontos cuidados (leitos, macas etc.), quantidade de pacientes à espera de internação, leitos disponíveis nas enfermarias, tempo de espera para ocupar o leito, entre outros. No Hospital Municipal de Salvador, as informações são coletadas de forma automatizada graças a uma solução desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Santa Casa da Bahia.

As métricas são geradas diariamente, a partir de coletas realizadas em dois horários: 10h e 16h. O sistema permite ganhar tempo e ter um panorama mais detalhado dos indicadores, além de aumentar a confiabilidade dos dados recolhidos.