Santa Izabel é o primeiro hospital da Bahia a realizar cirurgia robótica

Robô Da Vinci é indicado para situações que exigem precisão e alto detalhamento anatômico.

Tamanho da Fonte
Santa Izabel é o primeiro hospital da Bahia a realizar cirurgia robótica

O Hospital Santa Izabel se destacou mais uma vez na história da medicina com a realização da primeira cirurgia robótica da Bahia com o robô Da Vinci. O equipamento, bastante utilizado em procedimentos cirúrgicos de alta performance  e precisão nos grandes centros mundiais de saúde, está disponível para contribuir com procedimentos menos invasivos e que exigem maior precisão.

O robô possui quatro braços e punhos flexíveis. Um dos braços da máquina carrega uma câmera e os outros ficam livres para portar instrumentos cirúrgicos como pinças, tesouras e bisturi. A cirurgia é guiada pelas imagens da câmera introduzida no paciente e exibidas em 3D em uma cabine de controle.

À medida que o cirurgião move as mãos e os dedos, o robô reproduz os movimentos no corpo do paciente. O médico e todos os membros da equipe multidisciplinar necessária para a realização das cirurgias precisam passar por intenso treinamento.

Entre os benefícios dos procedimentos realizados com o Da Vinci, estão maior nitidez e percepção de profundidade, menos riscos e tempo menor de cirurgia e recuperação. No Hospital Santa Izabel, o robô é utilizado em procedimentos urológicos, gastrológicos, pediátricos, ginecológicos, oncológicos, cardiológicos e torácicas, entre outras.