Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), referentes a agosto de 2024, o Brasil tem cerca de 541 mil psicólogos em atividade. Mesmo que o número pareça volumoso, há uma grande demanda por serviços de psicologia, principalmente porque esta é uma carreira com amplo escopo de atuação, que vai além da prática clínica em si.
Se você quiser saber mais sobre o que faz um psicólogo, quais as possibilidades de atuação e tudo sobre a faculdade de Psicologia, continue lendo!
O que é a Psicologia?
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e comportamentais de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos e a forma com que eles se relacionam em sociedade.
Sendo assim, um psicólogo é um profissional capacitado para compreender as emoções e os comportamentos humanos e identificar possíveis distúrbios ou transtornos psicológicos e emocionais.
Com o que um psicólogo trabalha?
Um psicólogo pode tratar uma ampla variedade de questões relacionadas à saúde mental, emocional e comportamental. Alguns dos aspectos que um profissional da psicologia pode trabalhar são:
- Transtornos de Ansiedade;
- Depressão e Transtornos de Humor;
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT);
- Transtornos Alimentares;
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
- Transtornos de Personalidade;
- Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Transtornos relacionados ao uso de substâncias;
- Conflitos familiares.
Quanto ganha um psicólogo?
Segundo dados do Glassdoor, o salário base médio de um psicólogo é de R$4 mil por mês. É importante destacar que aspectos como a especialização, a área de atuação e a localização também podem influenciar na remuneração recebida na carreira.
Em quais locais um psicólogo pode atuar?
Um psicólogo pode trabalhar em diferentes locais após sua formação, tais como:
- Clínicas;
- Consultórios particulares;
- Hospitais;
- Escolas;
- Recursos Humanos;
- Empresas em geral;
- Institutos de Pesquisa.
O que se aprende na Faculdade de Psicologia?
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) prevê que a graduação em Psicologia forneça ao aluno alguns eixos indispensáveis de conhecimento, como:
- O conhecimento científico em Psicologia, bem como a capacidade de análise crítica das bases epistemológicas do saber psicológico;
- Uma visão ampla de diferentes metodologias, métodos e estratégias de produção de conteúdo científico;
- Conhecimento das características, conceitos e modelos explicativos, além do desenvolvimento recente da psicologia;
- Domínio de instrumentos e estratégias práticas de atuação.
Comece agora sua graduação em Psicologia!
Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?
A graduação de Psicologia leva em média cinco anos para ser completada, seguindo as diretrizes previstas pelo Ministério da Educação (MEC) de 4.000 horas mínimas exigidas.
Na Faculdade Santa Casa, a carga horária total do curso é de 4.020h - tempo que contempla todo o aprendizado que o aluno precisa adquirir durante a graduação para ir ao mercado de trabalho o melhor capacitado possível.
Qual a grade curricular da Graduação em Psicologia?
Geralmente, a grade curricular do Curso de Psicologia inclui disciplinas como:
- Psicologia do Desenvolvimento;
- Desenvolvimento Socioemocional;
- Teorias e Práticas Clínicas;
- Neurociências.
Além disso, na FSC, os alunos têm vivência real das práticas em ambientes hospitalares e clínicas de referência em cuidado, assim como os estágios supervisionados obrigatórios.
Para acessar a matriz curricular completa da Graduação em Psicologia da Santa Casa, clique aqui.
É possível ingressar em Psicologia através do Fies?
Sim!
É possível que o aluno ingresse no Curso de Psicologia da Faculdade Santa Casa através do financiamento estudantil (Fies), do Governo Federal. Para isso, é necessário que sejam cumpridos os seguintes pré-requisitos:
- Ter realizado o ENEM a partir do ano de 2010;
- Ter obtido a nota mínima de 450 pontos na soma das provas objetivas e não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos;
- Estar matriculado em uma instituição de ensino superior privada que participe do programa.
O que devo considerar antes de escolher uma instituição para cursar Psicologia?
- Locais das práticas: Busque saber se a instituição é parceira de clínicas de referência, hospitais de ensino qualificados e outros locais que poderão agregar na sua formação;
- Renome da instituição: Escolha uma instituição que tenha referência na área da saúde. Cursar sua graduação em um local de renome poderá impactar diretamente no seu currículo;
- Nota no MEC do Curso: Procure saber qual é a nota do curso da instituição pelo MEC. Isso porque as notas 4 e 5 significam que ele cumpre todos os requisitos necessários para fornecer ao aluno uma boa capacitação.
Quais os tipos de especialização para psicólogos?
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 013/2007 prevê que existem 13 campos de atuação com especialização aos psicólogos, sendo elas:
- Psicologia Hospitalar;
- Psicologia Clínica;
- Psicologia Escolar/Educacional;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Psicologia de Trânsito;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia do Esporte;
- Psicopedagogia;
- Psicomotricidade;
- Psicologia Social;
- Neuropsicologia;
- Psicologia em Saúde;
- Avaliação Psicológica.
Psicologia é na Faculdade Santa Casa!
O curso de Psicologia da Faculdade Santa Casa oferece uma formação que integra teoria e prática desde os primeiros períodos, com ênfase em vivências reais em diversos campos de atuação. Além disso, é nota 4 no MEC - isso reflete a excelência da qualidade do ensino e estrutura da Faculdade Santa Casa frente aos indicadores do Ministério da Educação.
Campos de Prática de Excelência
Graças à vinculação da faculdade com a Santa Casa da Bahia e outras instituições parceiras, os alunos têm acesso privilegiado a cenários práticos diversificados, incluindo instituições vinculadas ao SUS, o que reforça o compromisso com a saúde pública e o atendimento a populações vulneráveis.
Alguns dos locais de práticas dos alunos de Psicologia da FSC incluem:
- Psicologia Hospitalar – Hospital Santa Izabel (HSI) - Os alunos têm contato com pacientes e profissionais de saúde, acompanhando equipes multidisciplinares em setores como oncologia, UTI, pediatria e cardiologia;
- Psicologia Comunitária – Casa da Ladeira - Local de estágio em saúde mental e atenção psicossocial, atendendo adolescentes com histórico de vulnerabilidade social;
- Centros de Educação Infantil (CEIs) - Atividades com crianças em idade pré-escolar, trabalhando em prevenção e promoção de saúde mental, acompanhamento do desenvolvimento e atividades lúdicas;
- Psicologia Social – Casa Solange Fraga - Os alunos atuam no apoio a crianças em tratamento oncológico e cardíaco, oferecendo suporte emocional para pacientes e familiares;
- Psicologia Social – Instituto Viva Infância - Alunos focam em ações de prevenção em saúde mental na primeira infância, com atividades interdisciplinares junto a famílias e capacitação de profissionais da área;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho - Programa Avançar: Atuação com jovens e adultos em projetos de inserção no mercado de trabalho, qualificação profissional e cidadania;
- Psicologia Escolar – ICEIA - Apoio psicopedagógico e organização de oficinas para alunos e professores, com foco na prevenção de dificuldades de aprendizagem, planejamento de carreira e saúde mental.
Se você busca uma instituição que forneça práticas em todos os períodos do curso, te ajudando a desenvolver competências de forma contínua e contextualizada com a realidade profissional, o seu lugar é na Faculdade Santa Casa.
Ingresse através da Prova Online (Vestibular), nota do ENEM (2019 a 2025), Transferência Externa ou Segunda Graduação.
Inscreva-se agora mesmo!