Campus Pupileira

A Santa Casa da Bahia comprou o espaço que hoje é conhecido como Complexo Pupileira em 1862. O prédio que recebeu as instalações da Faculdade Santa Casa ganhou o nome de Juracy Magalhães em 1935, batizado pelo próprio, quando era interventor do Estado. O nome “Pupileira” surgiu na década de 30, e vem do termo “pupilo”, em referência ao funcionamento de um internato e uma creche no local.

Hoje, é um grande complexo, que abriga, além da Faculdade Santa Casa, o Cerimonial Rainha Leonor, famoso principalmente pelas suas grandes celebrações de casamento, e as diversas outras atividades: Instituto de Ensino e Simulação por Excelência-INESS, parceiro da Faculdade Santa Casa no ensino simulado; a Administração Central da Santa Casa da Bahia; Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa, com cerca de 1.800 livros manuscritos, o mais antigo datando de 1629.

Para a Faculdade Santa Casa, o Campus Pupileira oferece 8 salas de aula, biblioteca com sala de estudos, Laboratório de Habilidades, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Química e Multidisciplinar e Laboratório de Fisioterapia.