Mantenedora

Mantenedora

Terceira Santa Casa do Brasil, a Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, ao tempo do então Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa. Por cerca de 200 anos, a entidade foi a única a prestar assistência à saúde da população baiana, sem cometer qualquer distinção social.

A Santa Casa da Bahia do século XXI é uma instituição filantrópica que reúne atividades nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social, educação infantil e patrimônio imobiliário, além de prestar serviços cemiteriais e de eventos. A entidade não está subordinada ao Estado ou à Igreja.

A trajetória da Santa Casa da Bahia com a formação de profissionais de saúde com ensino prático não começa com a Faculdade Santa Casa. Trata-se de uma história secular.

Em 1816, por ordem do rei D. João VI, as lições da Academia Médico-Cirúrgica, primeira faculdade de medicina do Brasil, passaram a ser ministradas no hospital da Santa Casa. A relação entre as duas instituições durou 140 anos e foi encerrada em 1956. Àquela ocasião, a Santa Casa já tinha um novo hospital, o Santa Izabel.

O Hospital Santa Izabel (HSI) foi inaugurado em julho de 1893, no bairro de Nazaré, região central da capital baiana. A tradição e expertise da Santa Casa no atendimento à saúde, atreladas às iniciativas constantes de modernização, com investimentos em equipamentos e práticas de última geração, fizeram do Santa Izabel um dos melhores complexos assistenciais da região Norte-Nordeste do Brasil. O HSI ainda possui importantes certificações nacionais e internacionais:

• Selo Diamante IQG - conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista em parceria com IQG – Health Services Acreditation. É o mais alto reconhecimento de qualidade concedido a serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

• Acreditação com Excelência – Nível 3 (ONA) – Reconhece a implantação de processos, rotinas e protocolos que garantem padrões de qualidade, segurança e gestão integrada, com a demonstração de uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

• Qmentum International Diamond – Certificação canadense que atesta práticas de gestão e assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais.

• HIMSS EMRAM 7 – Considerada uma das mais importantes metodologias a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde.

Principal campo de estágio e prática da Faculdade Santa Casa, o Santa Izabel mantém hoje convênio com oito instituições de ensino superior e conta com mais de 1.800 discentes por ano, entre estudantes e profissionais em especialização e aprimoramento.

Além do Hospital Santa Izabel, compõem o complexo de assistência à saúde e social da Santa Casa da Bahia o Hospital Municipal de Salvador (HMS), o Programa Avançar – Centro de Promoção Social e Capacitação, seis Centros de Educação Infantil, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Casa da Ladeira e o Hospital Municipal de Catu.

A Santa Casa ainda atua em outros campos, tendo também entre suas unidades de negócio o Museu da Misericórdia, o Cemitério Campo Santo e o Cerimonial Rainha Leonor.