Saúde

Linfoterapia em Oncologia: Avaliação e Tratamento do Linfedema

Linfoterapia em Oncologia: Avaliação e Tratamento do Linfedema

Apresentação

O linfedema é uma das complicações crônicas mais frequentes no tratamento oncológico e, quando não manejado precocemente, pode comprometer significativamente a funcionalidade e a qualidade de vida do paciente. Diante desse cenário e da crescente demanda por atuação qualificada na oncologia, o curso Linfoterapia em Oncologia: Avaliação e Tratamento do Linfedema foi desenvolvido para capacitar fisioterapeutas em uma abordagem segura, ética e baseada em evidências.

Com foco na avaliação clínica, no diagnóstico funcional e no tratamento do linfedema secundário ao câncer, a formação promove o desenvolvimento do raciocínio clínico e da tomada de decisão em casos complexos. A proposta integra teoria e prática supervisionada, incluindo discussão de casos reais, simulações clínicas e treinamento de técnicas específicas, como a Terapia Complexa Descongestiva (TCD).

A formação prepara o profissional para atuar em diferentes contextos — hospitalar, ambulatorial e domiciliar — com foco em uma assistência centrada no paciente, qualificada e baseada em protocolos atualizados. Destina-se a fisioterapeutas que desejam se especializar na reabilitação oncológica e ampliar sua atuação no manejo do linfedema.

 

Matriz Curricular

Módulo

Docentes

  • Ângela Marx (Doutorado)
    Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Ciências - Área de Concentração - Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2003) e doutorado em Ciências - Área de Concentração - Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP (2007). Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em Oncologia e Linfologia atuando principalmente nos seguintes temas: linfedema, fisioterapia, prevenção e tratamento linfedema, pacientes de câncer de mama, cabeça e pescoço, tumores cutâneos e ginecológicos, saúde da mulher, drenagem linfática manual, terapia compressiva e distúrbios vasculares.

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada:

Valor à vista: R$ 680,00

Parcelas (até 6x no Cartão de Crédito)

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Atualização - Saúde
Presencial
Duração: 2 dias
Carga Horária: 20 horas
Carga Horária Prática: 10 horas

23 e 24 de maio de 2026

Público Alvo:

O curso destina-se a fisioterapeutas interessados em aprofundar conhecimentos na área da reabilitação oncológica, com foco na avaliação e no tratamento do linfedema.

Inscreva-se aqui
Quero mais informações