Saúde

Enfermagem

Enfermagem

Apresentação

O curso de Enfermagem traduz uma proposta de preparação de profissionais na contemporaneidade focado na autonomia intelectual do aluno e em um programa de ensino-aprendizagem processual e personalizado. Para além de atender a legislação em vigor, contempla as relações interpessoais, no olhar humanizado para o cuidado de si e com a vida do outro, que se apresenta na essência do cuidado de enfermagem. E tem como proposta institucional desenvolver novas perspectivas de qualificação de enfermeira (o), baseada em competências, habilidades e atitudes de criticidade e reflexão no estímulo e construção do conhecimento científico da área, na formação generalista de pessoas altamente qualificadas para o mercado de trabalho.

Por que escolher ser enfermeira ou enfermeiro?

A enfermagem, enquanto profissão, existe há 160 anos, é essencial para o sistema de saúde público e privado. Não somente cuida da pessoa, família e comunidade, mas ajuda-os a enfrentar os problemas surgidos.  No mundo contemporâneo atua nas mais diversas áreas, desde a unidade básica até as de maior complexidade o que garante um vasto campo profissional. Amplas são as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, segmentadas por terapia intensiva, urgência e emergência, pediatria, centro cirúrgico, oncologia adulta e infantil, nefrologia, hemodiálise, saúde coletiva, saúde da mulher, saúde da criança e adolescente, saúde do adulto, saúde do trabalhador, saúde do idoso, cuidados paliativos, instituições de longa permanência, escolas e empresas. Além de exercerem funções em distintas áreas de atuação, considerando o trabalho em hospitais e clínicas, ambulatórios, estratégia da saúde da família e gestão em serviços de saúde. 

Por que escolher a Faculdade Santa Casa?

O curso de Enfermagem da Faculdade Santa Casa, tem o compromisso de implantar com foco na qualidade profissional atividades que permitirão ao aluno entrar em contato desde os primeiros semestres com o seu objeto de trabalho, o cuidar/cuidado da pessoa.  Ter a Santa Casa e todas suas unidades de atenção à saúde, em particular o Hospital Santa Izabel, como garantia de campo de prática, favorece a formação de excelência na vivência das realidades e aproximação com os profissionais dos serviços. Soma-se ainda, a adequada infraestrutura física, acadêmica e administrativa, corpo docente qualificado e metodologia de ensino compatível com as necessidades e exigências do mercado na área da saúde baseada na política de saúde vigente no país, no caso o Sistema Único de Saúde – SUS.

Formas de Ingresso | 2024.1

Prova Online (Vestibular), nota ENEM (2017 a 2022), Transferência Externa ou Matrícula Portadores de Diploma.

Matriz Curricular

Disciplinas Teórica Prática
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Adulto I 80 20
Cuidados em Enfermagem na Saúde do Trabalhador 40 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar I - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde I - 80
Farmacologia 60 20
Métodos Cientificos II 40 20
Morfofisiologia I 60 20
Morfofisiologia II 60 20
Vivências e Práticas de Enfermagem IV 40 -
Biologia e Genética 40 20
Cuidado em Enfermagem ao Paciente em Perioperatório 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde da Mulher 80 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar II - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde II - 80
Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem Hospitalar 60 20
Microbiologia e Imunologia 60 20
Saúde Coletiva e Comunitária 60 -
Vivências e Práticas Supervisionada em Enfermagem - 60
Cuidado em Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente 80 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Adulto II 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental 60 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar III - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde III - 80
Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde 60 20
Histologia e Embriologia 40 20
Parasitologia 40 20
Vivências e Práticas de Enfermagem I 40 40
Bioquímica 40 20
Cuidado de Enfermagem na Urgência e Emergência 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Idoso 40 40
Enfermagem em Oncologia 40 -
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar IV - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde IV - 80
Políticas Nacionais de Saúde 60 -
Processo Saúde e Doença 40 20
Psicologia em Saúde 40 -
Enfermagem: Ciência e Profissão 40 40
Epidemiologia 40 -
Espiritualidade e saúde II 20 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar V - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde V - 60
Métodos Científicos I 40 20
Produção do Conhecimento 20 20
Socioantropologia da Saúde 40 -
Vivências e Práticas de Enfermagem III 40 40
Espiritualidade e Saúde I 20 -
Optativa 20 -
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas I (PIEX I) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas II (PIEX II) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas III (PIEX III) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas IV (PIEX IV) - 80
Saúde Baseada em Evidências 60 -
Vivências e Práticas de Enfermagem II 40 40
Desenvolvimento Socioemocional: Comunicação 20 -
Educação e Didática Aplicada a Enfermagem 40 -
Empreendedorismo em Enfermagem 40 -
Ética, Diversidade e Cidadania 40 -
Relacionamento Interpessoal e Enfermagem 40 -
Desenvolvimento Socioemocional: Interações Colaborativas 20 -
Desenvolvimento Socioemocional: Lideranças 20 -
Desenvolvimento Socioemocional: Protagonismo 20 -

Coordenação

  • Milena de Carvalho Bastos
    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2001). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde/UFBA (2009). Doutoranda do Programa de pós graduação em Enfermagem da UFBA. Integrante do grupo de Pesquisa GISC - Grupo Interdisciplinar sobre Cuidado à Saúde Cardiovascular cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Atuou como Coordenadora de Pesquisa Clínica - CLION/ Oncoclínicas (Fevereiro 2021 a junho 2023). Integrante do grupo de pesquisa em HIV/AIDS do Hospital Universitário Professor Edgard Santos - HUPES (2002 a 2009). Atuou como Coordenadora de Pesquisa Clínica HUPES (2002-2009). Mentora e Orientadora responsável pelo programa de estágio em pesquisa clínica para graduandos em Enfermagem (2004 a 2009). Tem experiência em Emergência Adulto e Pediátrica e UTI pediátrica (2004 - 2007) e com assistência de enfermagem em pacientes oncológicos em quimioterapia (2009). Atuou como enfermeira do PEGASSIST - Programa de assistência a pacientes portadores de Hepatites Virais B e C em tratamento (2009-2010). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Regional da Bahia. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB (2009 - 2012). Coordenadora no processo de Reconhecimento do curso pelo MEC (Conceito 4) tendo sua atuação como coordenadora reconhecida pelo MEC com CONCEITO 5. Docente dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso I e II na UNIRB (2009 - 2012), Estácio (2011 A 2013) TCCII, Adulto II e Dimensões do Papel do Enfermeiro na UNIJORGE (2012 a 2020). Atuou como Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE (julho de 2012 a novembro de 2020). (Texto informado pelo autor)

Docentes

  • Ana Dulce Santana (Doutorado)
    Enfermeira, Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Metodologia da Pesquisa Científica. Atua na docência de Ensino Superior em Graduação e Pós-Graduação nas áreas de ensino, pesquisa e gestão acadêmica.
  • Bruno Teixeira Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutor. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência. Docente em cursos de Especialização. Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenador da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor. Possui experiência clínica no atendimento de pacientes com dor.
  • Cristiana Kaipper Dias (Doutorado)
    Graduação em Psicologia pela UFBA/UFRGS (2008) e mestrado em História das religiões pela Universidade Católica Portuguesa (2012) - reconhecido no Brasil pela UFJF. Doutoranda em Psicologia (linha de desenvolvimento humano) pela UFBA
  • Diego Ribeiro Rabelo (Mestrado)
    Doutorando em Medicina e Saúde Humana | Mestre em Tecnologias em Saúde | Como docente atua no curso de Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e nos cursos/módulos da Área de Saúde da graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Casa da Bahia | Como pesquisador atua no Brazilian Metascience Research Group do Centro de Medicina Baseada em Evidências (EBMSP), sendo sua principal área de atuação a Integridade Científica (Metaciência). | Editor Associado da Revista Científica Journal of Evidence-Based Healthcare (EBMSP).
  • Juanita da Rocha Mução (Mestrado)
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, Especialização em Análises Clínicas pelo Centro de Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Universidade e Especialização em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia UFBA). Mestrado em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador.
  • Sheila de C Oliveira Tavares da Silva (Mestrado)
    Mestre
  • Sheila Suarez Fontes (Doutorado)
    Doutora em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2022). Mestre em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Especialista em Citogenética Humana e Biologia Molecular (2010). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2007).
  • Tyciana Paolilo Borges (Mestrado)
    Mestre

Investimento

Mensalidade: R$ 1.839,13 (valor nominal, sem descontos).

Campanha Matrícula Antecipada até 30/12/23: matrícula e mensalidades 2024 a R$ 695,00.

Telefone e WhatsApp (71) 2203-9850. 

Documentos para Inscrição

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • 1 foto 3x4 recente e colorida
  • Comprovante de Graduação em curso (para Estudantes)
  • Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma (para Profissionais)
  • Apresentação do Cartão SUS
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 4 anos e meio
Carga Horária: 4.040h
Público Alvo:

Egressos do Ensino Médio e interessados em graduação

Inscreva-se aqui
Quero mais informações