Saúde

Enfermagem

Enfermagem

Apresentação


Na graduação de Enfermagem da Faculdade Santa Casa você vive a profissão desde o primeiro semestre, ao sair da tradicional sala de aula para praticar nos hospitais e clínicas da Santa Casa, como o Hospital Santa Izabel.


POR QUE CURSAR ENFERMAGEM?

O profissional de Enfermagem tem o papel fundamental de assistenciar aos cuidados e bem-estar dos pacientes, atuando na linha de frente da prestação dos serviços da saúde. Além de cumprir com as exigências da legislação em vigor, a Enfermagem abraça as relações interpessoais, incorporando um olhar humanizado para o cuidado com a vida do outro. Este é um campo onde você exercerá um papel autônomo e colaborativo, desempenhando um papel vital na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no auxílio no tratamento de enfermidades. Frequentemente esses profissionais exerce cargos/papel de liderança nas equipes multiprofissionais de saúde.

Nos últimos anos, a profissão tem vivido mudanças significativas, passando a atuar em diversas áreas, sendo reconhecida e regulamentada em mais de 60 especialidades. Em 2018, o Conselho Federal de Enfermagem regulamentou o funcionamento de consultórios e clínicas, como os dedicados aos cuidados de pacientes da terceira idade e assistência ao parto.

Com um amplo leque de oportunidades no mercado de trabalho, você agirá principalmente em hospitais, clínicas e ambulatórios, atuando na profissão que constitui maior grupo ocupacional do setor da saúde, com aproximadamente 59% da força de trabalho mundial, e cerca de 70% no Brasil. Estima-se que até 2030 haverá um aumento de 51% nesses profissionais em todo o mundo, consolidando a Enfermagem como uma das carreiras mais promissoras globalmente.

Atuando na prevenção de doenças, você será fundamental durante o tratamento de doenças e cirurgias, oferecendo serviços em unidades básicas e de maior complexidade, garantindo um amplo campo profissional para quem optar por essa área da saúde.

SAIBA QUAIS ÁREAS VOCÊ PODE ATUAR DENTRO DA ENFERMAGEM:

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem Pediátrica; 
  • Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia;
  • Enfermagem em Emergência;
  • Enfermagem Cirúrgica; 
  • Enfermagem Home Care; 
  • Enfermagem do Trabalho; 
  • Enfermagem Estética;
  • Enfermagem Psiquiátrica; 
  • Enfermagem em Cuidados Paliativos
  • Enfermagem Geriátrica;
  • Enfermagem de Resgate.


POR QUE ESCOLHER A SANTA CASA PARA SER A SUA SEGUNDA CASA:

Aqui na Faculdade Santa Casa, temos o compromisso de promover atividades que permitam que o aluno entre em contato com a profissão desde os primeiros semestres.

O Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Casa chega à Bahia com uma proposta inovadora para a Formação do profissional de Saúde. Um de nossos principais diferenciais é ter hospital próprio - O Hospital Santa Izabel e toda a rede assistencial mantida ou apoiada pela Santa Casa, com vínculo em Salvador e Região.

Além disso, você terá a infraestrutura ideal, com laboratórios especializados para sua formação, corpo docente qualificado, atividades extracurriculares (como os programas de monitoria, estágio e extensão universitária), e metodologia de ensino compatível com as necessidades e exigências da área da saúde, baseada na política de saúde vigente no país, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

FORMAS DE INGRESSO | 2024.1
Para estudar na Faculdade Santa Casa, você tem diversas formas de ingresso. Sendo elas, realizar nosso vestibular, através de uma prova online, ou utilizar sua nota ENEM (2017 a 2022). Além disso, aceitamos transferência externa ou matrícula de portadores de diploma.

 

Matriz Curricular

Disciplinas Teórica Prática
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Adulto I 80 20
Cuidados em Enfermagem na Saúde do Trabalhador 40 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar I - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde I - 80
Farmacologia 60 20
Métodos Cientificos II 40 20
Morfofisiologia I 60 20
Morfofisiologia II 60 20
Vivências e Práticas de Enfermagem IV 40 -
Biologia e Genética 40 20
Cuidado em Enfermagem ao Paciente em Perioperatório 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde da Mulher 80 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar II - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde II - 80
Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem Hospitalar 60 20
Microbiologia e Imunologia 60 20
Saúde Coletiva e Comunitária 60 -
Vivências e Práticas Supervisionada em Enfermagem - 60
Cuidado em Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente 80 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Adulto II 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental 60 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar III - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde III - 80
Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde 60 20
Histologia e Embriologia 40 20
Parasitologia 40 20
Vivências e Práticas de Enfermagem I 40 40
Bioquímica 40 20
Cuidado de Enfermagem na Urgência e Emergência 60 20
Cuidado em Enfermagem na Saúde do Idoso 40 40
Enfermagem em Oncologia 40 -
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar IV - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde IV - 80
Políticas Nacionais de Saúde 60 -
Processo Saúde e Doença 40 20
Psicologia em Saúde 40 -
Enfermagem: Ciência e Profissão 40 40
Epidemiologia 40 -
Espiritualidade e saúde II 20 20
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Assistência Hospitalar V - 80
Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde V - 60
Métodos Científicos I 40 20
Produção do Conhecimento 20 20
Socioantropologia da Saúde 40 -
Vivências e Práticas de Enfermagem III 40 40
Espiritualidade e Saúde I 20 -
Optativa 20 -
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas I (PIEX I) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas II (PIEX II) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas III (PIEX III) - 60
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas IV (PIEX IV) - 80
Saúde Baseada em Evidências 60 -
Vivências e Práticas de Enfermagem II 40 40
Desenvolvimento Socioemocional: Comunicação 20 -
Educação e Didática Aplicada a Enfermagem 40 -
Empreendedorismo em Enfermagem 40 -
Ética, Diversidade e Cidadania 40 -
Relacionamento Interpessoal e Enfermagem 40 -
Desenvolvimento Socioemocional: Interações Colaborativas 20 -
Desenvolvimento Socioemocional: Lideranças 20 -
Desenvolvimento Socioemocional: Protagonismo 20 -
Informações Adicionais

A matriz curricular da graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Casa foi meticulosamente elaborada para fornecer uma base sólida que capacite os enfermeiros a atenderem às demandas da sociedade contemporânea. Com disciplinas inovadoras e cientificamente atualizadas, o programa destaca-se por preparar profissionais independente da área que ele deseje seguir.


Entre as matérias estão: Cuidado em Enfermagem na Saúde do Adulto; Primeiros Socorros; Enfermagem em Oncologia; Farmacologia; Segurança em Serviços de Saúde; Cuidado em Enfermagem na Saúde Mental; e Vivências e Práticas De Enfermagem.

Coordenação

  • Milena de Carvalho Bastos
    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2001). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde/UFBA (2009). Doutoranda do Programa de pós graduação em Enfermagem da UFBA. Integrante do grupo de Pesquisa GISC - Grupo Interdisciplinar sobre Cuidado à Saúde Cardiovascular cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Atuou como Coordenadora de Pesquisa Clínica - CLION/ Oncoclínicas (Fevereiro 2021 a junho 2023). Integrante do grupo de pesquisa em HIV/AIDS do Hospital Universitário Professor Edgard Santos - HUPES (2002 a 2009). Atuou como Coordenadora de Pesquisa Clínica HUPES (2002-2009). Mentora e Orientadora responsável pelo programa de estágio em pesquisa clínica para graduandos em Enfermagem (2004 a 2009). Tem experiência em Emergência Adulto e Pediátrica e UTI pediátrica (2004 - 2007) e com assistência de enfermagem em pacientes oncológicos em quimioterapia (2009). Atuou como enfermeira do PEGASSIST - Programa de assistência a pacientes portadores de Hepatites Virais B e C em tratamento (2009-2010). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Regional da Bahia. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB (2009 - 2012). Coordenadora no processo de Reconhecimento do curso pelo MEC (Conceito 4) tendo sua atuação como coordenadora reconhecida pelo MEC com CONCEITO 5. Docente dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso I e II na UNIRB (2009 - 2012), Estácio (2011 A 2013) TCCII, Adulto II e Dimensões do Papel do Enfermeiro na UNIJORGE (2012 a 2020). Atuou como Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE (julho de 2012 a novembro de 2020). (Texto informado pelo autor)

Docentes

  • Ana Dulce Santana (Doutorado)
    Enfermeira, Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Metodologia da Pesquisa Científica. Atua na docência de Ensino Superior em Graduação e Pós-Graduação nas áreas de ensino, pesquisa e gestão acadêmica.
  • Bruno Teixeira Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutor. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência. Docente em cursos de Especialização. Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenador da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor. Possui experiência clínica no atendimento de pacientes com dor.
  • Cristiana Kaipper Dias (Doutorado)
    Graduação em Psicologia pela UFBA/UFRGS (2008) e mestrado em História das religiões pela Universidade Católica Portuguesa (2012) - reconhecido no Brasil pela UFJF. Doutoranda em Psicologia (linha de desenvolvimento humano) pela UFBA
  • Diego Ribeiro Rabelo (Mestrado)
    Doutorando em Medicina e Saúde Humana | Mestre em Tecnologias em Saúde | Como docente atua no curso de Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e nos cursos/módulos da Área de Saúde da graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Casa da Bahia | Como pesquisador atua no Brazilian Metascience Research Group do Centro de Medicina Baseada em Evidências (EBMSP), sendo sua principal área de atuação a Integridade Científica (Metaciência). | Editor Associado da Revista Científica Journal of Evidence-Based Healthcare (EBMSP).
  • Juanita da Rocha Mução (Mestrado)
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, Especialização em Análises Clínicas pelo Centro de Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Universidade e Especialização em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia UFBA). Mestrado em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador.
  • Sheila de C Oliveira Tavares da Silva (Mestrado)
    Mestre
  • Sheila Suarez Fontes (Doutorado)
    Doutora em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2022). Mestre em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Especialista em Citogenética Humana e Biologia Molecular (2010). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2007).
  • Tyciana Paolilo Borges (Mestrado)
    Mestre

Investimento

Mensalidade: R$ 1.839,13 (valor nominal, sem descontos).

Campanha Matrícula Antecipada até 30/12/23: matrícula e mensalidades 2024 a R$ 695,00.

Telefone e WhatsApp (71) 2203-9850. 

Documentos para Inscrição

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • 1 foto 3x4 recente e colorida
  • Comprovante de Graduação em curso (para Estudantes)
  • Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma (para Profissionais)
  • Apresentação do Cartão SUS
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 4 anos e meio
Carga Horária: 4.040h
Público Alvo:

Egressos do Ensino Médio e interessados em graduação

Inscreva-se aqui
Quero mais informações