Saúde

Cuidados Paliativos (Salvador - BA)

Cuidados Paliativos (Salvador - BA)

Apresentação

O QUE SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS?

Os Cuidados Paliativos representam uma abordagem de saúde focada no alívio do sofrimento de pacientes que enfrentam doenças graves ou terminais, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida durante esse período desafiador. Esta abordagem não se limita apenas ao tratamento dos sintomas físicos associados à doença, mas também atende às necessidades emocionais, espirituais e sociais desses indivíduos, oferecendo um suporte holístico.

Os Cuidados Paliativos desempenham um papel essencial no alívio da dor e de outros sintomas que causam desconforto, na provisão de suporte multiprofissional e na melhoria da qualidade de vida do paciente, reconhecendo a morte como uma parte natural da jornada humana. Além disso, enfatizam a importância da integração dos aspectos psicológicos e espirituais, permitindo que o paciente viva de forma plena até o fim da vida.

No entanto, apesar da crescente demanda global, os dados revelam uma significativa lacuna no acesso aos Cuidados Paliativos, com apenas uma pequena fração dos necessitados recebendo esses serviços. De acordo com o Global Atlas of Palliative Care (2020), estima-se que 57 milhões de pessoas necessitam desse acesso, mas apenas 14% delas recebem assistência de cuidados paliativos.

No contexto brasileiro, em 2014, segundo o IBGE, 900.000 pessoas morreram de doenças crônicas progressivas, sendo consideradas necessitadas de cuidados paliativos. Além disso, o Brasil possui uma classificação desfavorável em relação à qualidade de morte, ocupando a 42ª posição em um ranking de 80 países, de acordo com uma pesquisa do The Economist em 2015.

Esses resultados são reflexos do desempenho inadequado na assistência às pessoas que necessitam de cuidados paliativos, incluindo a falta de serviços disponíveis e de profissionais com formação específica na área. Na última década, essa questão tem sido objeto de discussão entre profissionais e entidades de saúde, visando o reconhecimento da importância dos cuidados paliativos e sua integração na sociedade. 

Em 31 de outubro de 2018, o Ministério da Saúde publicou a Resolução nº 41, que regulamenta a oferta de cuidados paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa resolução estabelece que os cuidados paliativos devem estar disponíveis em todos os pontos da rede de saúde, incluindo atenção básica, domiciliar, ambulatorial, hospitalar, de urgência e emergência. Em 22 de maio de 2024, foi decretada a Política Nacional de Cuidados Paliativos no SUS, sendo um marco para possibilitar que o Cuidado Paliativo seja uma política pública acessível a toda a população através de planejamento adequado para acesso a medicamentos, implementação de serviços com equipes capacitadas, ensino aos profissionais e informação à população.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Identificar e eleger os pacientes que necessitam de Cuidados Paliativos;
  • Comunicar notícias difíceis e ter domínio dos princípios bioéticos para tomada de decisão;
  • Ter domínio dos recursos Clínicos em Cuidados Paliativos, com manejo adequado de sintomas nos diferentes estágios do adoecimento até a morte;
  • Conhecer as peculiaridades dos cuidados paliativos em áreas específicas tais como: oncologia, falências orgânicas e doenças neurológicas, infecciosas e psiquiátricas, pediatria e neonatologia;
  • Conhecer os aspectos emocionais e espirituais que envolvem o paciente e familiares em Cuidados Paliativos;
  • Atuar de forma interdisciplinar na assistência paliativa;
  • Compreender a gestão e as redes de atenção em saúde em Cuidados Paliativos adequadas às demandas de saúde do indivíduo;
  • Desenvolver senso crítico em relação ao conhecimento científico produzido em Cuidados Paliativos e as evidências que fundamentam as boas práticas neste campo.

 

POR QUE ESCOLHER A FACULDADE SANTA CASA PARA SE ESPECIALIZAR?

Ao optar pela especialização na Faculdade Santa Casa, você terá acesso à assistência necessária para desenvolver sua carreira. Aqui, você contará com aulas expositivas, atividades de simulação realística e práticas em instituições renomadas, como a Clínica Florence. Além disso, a pós-graduação da FSC em cuidados paliativos oferece o curso "Comunicação Difícil em Saúde" (CDS), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde (IBCS), pioneiro no ensino da comunicação em situações difíceis para profissionais de saúde. Com 60 horas de prática, os estudantes terão a oportunidade de aprender com profissionais de destaque na Clínica Florence, referência em todo o Brasil.

CONHEÇA NOSSOS CAMPUS PRÁTICOS

  • Clínica Florence: é o primeiro Hospital de Transição de Cuidados do Norte/Nordeste, especializado no atendimento a pacientes em reabilitação e a pacientes em cuidados paliativos (perfil Hospice). Representa um marco no tratamento humanizado, com instalações projetadas para criar uma atmosfera mais pessoal e acolhedora e um serviço que possibilita maior interação entre o paciente e seus familiares. Trata-se de uma proposta de cuidado integral das legítimas necessidades de pacientes e seus familiares, em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social, realizada por uma equipe interdisciplinar altamente qualificada. O perfil Hospice está voltado para pacientes com sintomas de difícil controle e perda importante de independência para atividades de vida diária; para estas pessoas, o objetivo é o controle eficaz dos sintomas, acolhimento e aos seus familiares, garantindo mais qualidade de vida aos dias.

A MATRIZ CURRICULAR QUE VOCÊ PRECISA

A matriz curricular do curso de Cuidados Paliativos da Faculdade Santa Casa busca desenvolver o profissional da saúde para promover cuidados especializados para pacientes doenças graves e/ou terminais. Para isso, a pós-graduação traz conteúdos teóricos e práticos para melhor aproveitamento do curso.
Entre as matérias que compõe a matriz curricular, estão: Abordagem de Sintomas como Dor, Náuseas e Delirium; Cuidados Paliativos na UTI, emergência, sedação paliativa e Processo ativo de morte; Cuidados Paliativos em diferentes cenários: pediatria, oncologia, neonatologia, infectologia; Abordagem Multiprofissional; e Espiritualidade e abordagem ao luto.

Confira nossa matriz curricular completa no fim desta página e esteja por dentro de todos os conteúdos abordados. 

ESTUDE CONOSCO

Escolha a pós-graduação da Faculdade Santa Casa e venha se especializar tendo a certeza que a teoria e a prática andando juntas para a construção da sua carreira fazendo a diferença na saúde.
Se sua vocação é cuidar, cuide da sua carreira também. 

 

Cronograma sujeito à alteração.

Acessar Cronograma

Matriz Curricular

1º Disciplinas
Conceitos, fundamentos, indicação e prognóstico
2º Disciplinas
Bioética e aspectos legais
3º Disciplinas
Comunicação em Cuidados Paliativos (Curso CDS)*
4º Disciplinas
Abordagem de Sintomas: Dor
5º Disciplinas
Abordagem de Sintomas Digestórios
6º Disciplinas
Abordagem de Sintomas: respiratórios, delirium, ansiedade e depressão
7º Disciplinas
Alimentação e hidratação em cuidados paliativos
8º Disciplinas
Cuidados Paliativos na UTI e emergência
9º Disciplinas
Cuidados Paliativos em doenças oncológicas e falências orgânicas
10º Disciplinas
Cuidados Paliativos em doenças neurológicas e psiquiatria
11º Disciplinas
Cuidados Paliativos em pediatria e neonatologia
12º Disciplinas
Cuidados Paliativos em infectologia
13º Disciplinas
Sedação paliativa e Processo ativo de morte
14º Disciplinas
Interdisciplinaridade e Assistência multidisciplinar
15º Disciplinas
Sofrimento emocional
16º Disciplinas
Terapias Integrativas
17º Disciplinas
Aspectos sociais e abordagem à família
18º Disciplinas
Espiritualidade e abordagem ao luto
19º Disciplinas
Níveis de atenção em saúde em Cuidados Paliativos
Informações Adicionais

*Excepcionalmente as aulas deste módulo são sábado e domingo manhã e tarde.
 

Coordenação

  • Isabela Maria Alves de Almeida Oliva (Mestrado)

Docentes

  • Aline Camera Cintra (Especialização)
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL (2003), pós-graduada em Saúde Pública pela UNINTER (2003-20014), Administração Hospitalar pelo Instituto São Camilo (2007) e Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar (2016). Assistente Social membro da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Izabel, Santa Casa da Bahia. Membro sócio-fundador da Ânima Cuidados Paliativo Domiciliar. Membro associado da Academia Nacional de Cuidados Paliativos-ANCP. Membro fundador do Café Paliativo Integrativo Salvador. Capacitação em saúde na metodologia Lean Six Sigma (LSS), Reiki I e II, capacitação em Mediação e conciliação de conflitos pelo SOAJ/OAB-Ba.
  • Ana Clara de Sousa Bittencourt Bastos (Doutorado)
    Graduada em Psicologia (2009). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da UFBa. Especialista em "Psicologia Sistêmica e Terapia Familiar", assim como em "Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto" (Instituto Quatro Estações - SP). Docente da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Luto e Avaliação de Políticas Públicas.
  • Camila Vasconcelos de Oliveira (Doutorado)
  • Claudia Inhaia (Mestrado)
  • Daniel Abreu Santos (Mestrado)
  • Douglas Henrique Crispim (Doutorado)
    Médico Geriatra, com formação pela Santa Casa de São Paulo, Atuação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica, médico assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da USP, Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2021-2022), Diretor Técnico da Associação Sênior de Apoio `a Saúde, Fundador e Líder do Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde. Doutorado pela USP no Departamento de Moléstias Infecciosas com a temática dos Cuidados Paliativos. Formado em medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Flaviane Ribeiro de Souza (Doutorado)
  • Gilmara Rodrigues dos Santos Correia (Mestrado)
  • Hyndiara Lorena Frota (Especialização)
  • Isabela Maria Alves de Almeida Oliva (Mestrado)
  • Jacy Amaral Freire de Andrade (Doutorado)
    Médica. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1980), Mestre em Medicina Interna (1987) e Doutora em Medicina Interna (1997), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Medicina Tropical pela Universidade de São Paulo (USP) (1983). Título de especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia (1986). Especialização em Cuidados Paliativos no Instituo de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2018). Research training na Universidade de Berkeley (2003). Membro do Grupo de Trabalho para atualização do Manual dos CRIEs, Ministério da Saúde, edição 2006, 2014, 2019 e 2022.
  • Jéssica Antônia da Silva Moura (Especialização)
    Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduada na área de Saúde do Adulto pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES / UFBA). Fonoaudióloga hospitalar, clínica e domiciliar. Tem desenvolvido e ampliado seus estudos nas áreas de disfagia orofaríngea, afasias e demências com ênfase em reabilitação e Cuidados Paliativos.
  • João Gabriel Rosa Ramos (Doutorado)
    Médico com interesse nas áreas de Medicina Intensiva, Clínica Médica, Emergências, Cuidados Paliativos, Bioética, Administração em Saúde. Doutor em Ciências Médicas; Especialista em Medicina Intensiva e Clínica Médica; MBA em gestão em saúde; Curso de Educação e Prática em Cuidados Paliativos.
  • Juana Rosa Lomes (Especialização)
    Graduada no curso de Bacharelado em Nutrição da União Metropolitana de Educação e Cultura. Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar. Pos graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em Bases da Saúde Integrativa pelo Hospital Albert Einsten. Com experiencia na área hospitalar de média/alta complexidade, com ênfase em cuidados palitivos e reabilitação de pacientes internados. Atuação como preceptora de alunos em residência de nutrição clínica. Experiencia atendimento domiciliar e ambulatorial, na área de clinica. Realiza palestras de diversos temas associados a nutrição, principalmente na área de cuidados paliativos. Hoje atua em uma clinica de Cuidados Paliativos e Reabilitação.
  • Karoline Apolonia Castro de Carvalho (Mestrado)
    Possui graduação em mediciana pela Universidade de Pernambuco (2009). Durante a formação acadêmica e como ser humano, percebeu a necessidade de cuidar do sofrimento humano, mesmo quando a medicina tinha chegado em seus limites de restabelecimento da saúde, com principal objetivo de manter qualidade de vida e preservação da dignidade humana. Com isso, vem atuando desde 2014 com assistência e implantação de serviço de Cuidado Paliativo.
  • Lara de Araújo Torreão (Mestrado)
  • Layse Passos (Especialização)
  • Lilia Maria Caldas Embiruçu (Especialização)
  • Marcel Leal Ribeiro (Mestrado)
  • Marcelo Couto Brito Cunha (Especialização)
  • Patrícia Cerqueira Lima Alves (Mestrado)
    Médica graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005-2011), pediatra formada pelo Hospital Geral Roberto Santos (2012-2014), gastroenterologista e hepatologista pediátrica pelo Hospital Universitário Professor Edgar Santos (2014-2016). Curso de aperfeiçoamento em cuidados paliativos pelo Instituto Palliar (2017). Pós graduação em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sirio Libanês (2018). Mestre em Medicina e Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2019-2021)
  • Tamiris Leone Quadros (Especialização)
  • Tatiana Maíta Alves Conceição (Mestrado)
  • Vítor Carlos Santos da Silva (Especialização)
  • Vitória Mota Oliveira Buckingham Lyra (Mestrado)
  • Yanne Danielly Santos Amorim (Especialização)

Informações Adicionais

Diferenciais do Curso

  • Docentes com ampla experiência de atuação em Salvador, Recife e São Paulo;
  • Priorização de métodos ativos de ensino, com aulas expositivas e discussões em grupo pautadas em casos clínicos;
  • Práticas vivenciais na Clínica Florence;
  • Inclui o curso “Comunicação Difícil em Saúde” (CDS) desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde (IBCS), que é pioneiro no ensino da comunicação em situações difíceis para profissionais de saúde de todas as áreas.

Endereço

Campus Pupileira, Avenida Joana Angélica, nº 79, Nazaré, Salvador - Bahia. CEP 40050-001

Contato da Coordenação
posemcuidadospaliativos@faculdadesantacasa.edu.br

Práticas Vivenciais

  • Clínica Florence Unidade Salvador – 60h 

Previsão de início: 20 de março/2026

Investimento

ÚLTIMOS DIAS! 

Campanha Matrícula Antecipada até 30/04/2026:

Matrícula com valor promocional a R$ 500,00 + mensalidades de 23x R$ 1.926,00 por 23x R$ 1.349,00 (pagamentos até o vencimento).

 

A partir do dia 01/05/2026:

Matrícula com valor promocional a R$ 500,00 + mensalidades de 23x R$ 1.926,00 por 23x R$ 1.541,00 (pagamentos até o vencimento).

 

Valor à vista: R$ 25.692,84

 

Documentos para Matrícula

Matrícula Online

Somente após a inscrição você poderá dar continuidade à matrícula. Clique aqui e siga as orientações abaixo:

1️⃣ Selecione a opção Central do Candidato.

2️⃣ Faça login utilizando:

• Usuário: seu CPF (apenas números)

• Senha: sua data de nascimento (DD/MM/AAAA)

Documentos necessários (em PDF):

  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão da Graduação constando a data da colação de grau;
  • Carteira do Conselho;
  • Cartão SUS.

Atenção:O Certificado de Conclusão da Graduação não isenta a obrigatoriedade de apresentação do Diploma. A emissão do Certificado de Conclusão da Pós-Graduação está condicionada à entrega completa de toda a documentação exigida.

Dúvidas? Fale com a nossa equipe! Estamos à disposição para ajudar. WhatsApp: 71 2203-9850 ou 71 2203-9735

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 16 meses
Carga Horária: 360 horas
Carga Horária Prática: 60 horas

Encontros mensais, sextas 14h às 20h e sábados 8h às 19h. Módulo 2 (curso CDS), sábado e domingo 8h às 18h.

Atividades síncronas on-line em módulos estratégicos (discussão de casos, aprofundamento teórico e integração interdisciplinar)

Público Alvo:

Graduados em Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia.

Inscreva-se aqui
Quero mais informações