Saúde

Cuidados Paliativos (Salvador - BA)

Cuidados Paliativos (Salvador - BA)

Apresentação

Cuidados Paliativos preconizam atenção individualizada ao paciente e à sua família os quais enfrentam doenças ameaçadoras à continuidade da vida, através do controle de todos os sintomas e minimização do sofrimento em suas dimensões física, espiritual e psicossocial. Apesar dos avanços recentes no mundo e no Brasil, Cuidados Paliativos ainda se constituem numa grande lacuna na formação médica. Trata-se, portanto, de uma especialidade com grandes possibilidades futuras, sendo necessária a formação de profissionais capacitados.

Este curso tem como objetivo formar profissionais para a prática em equipes de cuidados paliativos, capazes de responder às principais demandas dos pacientes, seus familiares e membros da equipe multiprofissional, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas sob seus cuidados. O conteúdo programático do curso e a maneira como será desenvolvido, propiciam aos alunos competências para:

  • Identificar e eleger os pacientes que necessitam de Cuidados Paliativos;
  • Comunicar notícias difíceis e ter domínio dos princípios bioéticos para tomada de decisão;
  • Ter domínio dos recursos Clínicos em Cuidados Paliativos, com manejo adequado de sintomas nos diferentes estágios do adoecimento até a morte;
  • Conhecer as peculiaridades dos cuidados paliativos em doenças específicas tais como: doença oncológica, falências orgânicas e doenças neurológicas, infecciosas e psiquiátricas;
  • Conhecer os aspectos emocionais e espirituais que envolvem o paciente e familiares em Cuidados Paliativos;
  • Atuar de forma interdisciplinar na assistência paliativa; 
  • Compreender a gestão e as redes de atenção em saúde em Cuidados Paliativos adequadas às demandas de saúde do indivíduo;
  • Desenvolver senso crítico em relação ao conhecimento científico produzido em Cuidados Paliativos e as evidências que fundamentam as boas práticas neste campo.
     

Matriz Curricular

1º Disciplinas
Conceitos, fundamentos, indicação e prognóstico
2º Disciplinas
Bioética e aspectos legais
3º Disciplinas
Comunicação em Cuidados Paliativos (Curso CDS)*
4º Disciplinas
Abordagem de Sintomas: Dor
5º Disciplinas
Abordagem de Sintomas Digestórios
6º Disciplinas
Abordagem de Sintomas: respiratórios, delirium, ansiedade e depressão
7º Disciplinas
Alimentação e hidratação em cuidados paliativos
8º Disciplinas
Cuidados Paliativos na UTI e emergência
9º Disciplinas
Cuidados Paliativos em doenças oncológicas e falências orgânicas
10º Disciplinas
Cuidados Paliativos em doenças neurológicas e psiquiatria
11º Disciplinas
Cuidados Paliativos em pediatria e neonatologia
12º Disciplinas
Cuidados Paliativos em infectologia
13º Disciplinas
Sedação paliativa e Processo ativo de morte
14º Disciplinas
Interdisciplinaridade e Assistência multidisciplinar
15º Disciplinas
Sofrimento emocional
16º Disciplinas
Terapias Integrativas
17º Disciplinas
Aspectos sociais e abordagem à família
18º Disciplinas
Espiritualidade e abordagem ao luto
19º Disciplinas
Níveis de atenção em saúde em Cuidados Paliativos
Informações Adicionais

*Excepcionalmente as aulas deste módulo são sábado e domingo manhã e tarde.
 

Coordenação

  • Isabela Maria Alves de Almeida Oliva (Especialização)

Docentes

  • Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira (Mestrado)
    Médico formado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (2016), Psiquiatra (2021), Mestre em Cuidados Paliativos (2020) e Doutorando em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Especializando em Psicogeriatria pelo Programa Terceira Idade (PROTER) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq FMUSP). Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP). É médico assistente do ambulatório de Psicogeriatria e psiquiatra interconsultor do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HEC) e docente do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Membro fundador do Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP - FPS/IMIP) e Membro da Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE). Áreas de interesse: Psiquiatria, Psicogeriatria, Cuidados Paliativos, Educação Médica, Espiritualidade.
  • Aline Camera Cintra (Especialização)
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL (2003), pós-graduada em Saúde Pública pela UNINTER (2003-20014), Administração Hospitalar pelo Instituto São Camilo (2007) e Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar (2016). Assistente Social membro da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Izabel, Santa Casa da Bahia. Membro sócio-fundador da Ânima Cuidados Paliativo Domiciliar. Membro associado da Academia Nacional de Cuidados Paliativos-ANCP. Membro fundador do Café Paliativo Integrativo Salvador. Capacitação em saúde na metodologia Lean Six Sigma (LSS), Reiki I e II, capacitação em Mediação e conciliação de conflitos pelo SOAJ/OAB-Ba.
  • Ana Clara de Sousa Bittencourt Bastos (Doutorado)
    Graduada em Psicologia (2009). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da UFBa. Especialista em "Psicologia Sistêmica e Terapia Familiar", assim como em "Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto" (Instituto Quatro Estações - SP). Docente da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Luto e Avaliação de Políticas Públicas.
  • Camila Reinbold Rezende (Mestrado)
    Fisioterapeuta formada pela UCSAL com curso de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pela Paliar. Membro da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES/UFBA). Coordenadora da Câmera técnica de Oncologia e Cuidados Paliativos do CREFITO 7. Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea e pós graduação em Gerontologia pela UCSAL. Pós-graduação em Gerontologia (UCSAL) e Fisioterapia em Oncologia (Universális). Professora da FAMEC. Fisioterapeuta do HUPES/EBSERH, em especial na Unidade de Oncohematologia.
  • Claudia Inhaia (Mestrado)
  • Douglas Henrique Crispim (Doutorado)
    Médico Geriatra, com formação pela Santa Casa de São Paulo, Atuação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica, médico assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da USP, Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2021-2022), Diretor Técnico da Associação Sênior de Apoio `a Saúde, Fundador e Líder do Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde. Doutorado pela USP no Departamento de Moléstias Infecciosas com a temática dos Cuidados Paliativos. Formado em medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Emerentino Elton Sousa de Araújo (Mestrado)
  • Gilmara Rodrigues dos Santos Correia (Especialização)
  • Hyndiara Lorena Frota (Especialização)
  • Isabela Maria Alves de Almeida Oliva (Especialização)
  • Jacy Amaral Freire de Andrade (Doutorado)
    Médica. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1980), Mestre em Medicina Interna (1987) e Doutora em Medicina Interna (1997), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Medicina Tropical pela Universidade de São Paulo (USP) (1983). Título de especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia (1986). Especialização em Cuidados Paliativos no Instituo de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2018). Research training na Universidade de Berkeley (2003). Membro do Grupo de Trabalho para atualização do Manual dos CRIEs, Ministério da Saúde, edição 2006, 2014, 2019 e 2022.
  • Jéssica Antônia da Silva Moura (Especialização)
    Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduada na área de Saúde do Adulto pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES / UFBA). Fonoaudióloga hospitalar, clínica e domiciliar. Tem desenvolvido e ampliado seus estudos nas áreas de disfagia orofaríngea, afasias e demências com ênfase em reabilitação e Cuidados Paliativos.
  • João Gabriel Rosa Ramos (Doutorado)
    Médico com interesse nas áreas de Medicina Intensiva, Clínica Médica, Emergências, Cuidados Paliativos, Bioética, Administração em Saúde. Doutor em Ciências Médicas; Especialista em Medicina Intensiva e Clínica Médica; MBA em gestão em saúde; Curso de Educação e Prática em Cuidados Paliativos.
  • Juana Rosa Lomes (Especialização)
    Graduada no curso de Bacharelado em Nutrição da União Metropolitana de Educação e Cultura. Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar. Pos graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em Bases da Saúde Integrativa pelo Hospital Albert Einsten. Com experiencia na área hospitalar de média/alta complexidade, com ênfase em cuidados palitivos e reabilitação de pacientes internados. Atuação como preceptora de alunos em residência de nutrição clínica. Experiencia atendimento domiciliar e ambulatorial, na área de clinica. Realiza palestras de diversos temas associados a nutrição, principalmente na área de cuidados paliativos. Hoje atua em uma clinica de Cuidados Paliativos e Reabilitação.
  • Karoline Apolonia Castro de Carvalho (Especialização)
    Possui graduação em mediciana pela Universidade de Pernambuco (2009). Durante a formação acadêmica e como ser humano, percebeu a necessidade de cuidar do sofrimento humano, mesmo quando a medicina tinha chegado em seus limites de restabelecimento da saúde, com principal objetivo de manter qualidade de vida e preservação da dignidade humana. Com isso, vem atuando desde 2014 com assistência e implantação de serviço de Cuidado Paliativo.
  • Lara de Araújo Torreão (Mestrado)
  • Layse Passos (Especialização)
  • Lilia Maria Caldas Embiruçu (Especialização)
  • Luciana Dadalto (Doutorado)
  • Marcelo Couto Brito Cunha (Especialização)
  • Milena Chagas Ramos (Especialização)
    Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2001), especialização em Processos Educacionais na Saude, pelo Ministerio da Saude e Hospital Sirio Libanes (2014) e especialização em Medicina Paliativa pelo Centro Universitário Sao Camilo e Instituto Paliar (2019). Atualmente é medica intervencionista no SAMU 192 na cidade de Salvador e medica da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Izabel. Medica Paliativista de referencia na Secretaria Municipal de Salvador; Membro do comitê de Emergencia da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos); membro do comitê de Cuidados Paliativos da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergencia); Sócia- fundadora da Ânima- Cuidados Paliativos Domiciliares.
  • Murilo Santos de Souza (Mestrado)
  • Patrícia Cerqueira Lima Alves (Mestrado)
    Médica graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005-2011), pediatra formada pelo Hospital Geral Roberto Santos (2012-2014), gastroenterologista e hepatologista pediátrica pelo Hospital Universitário Professor Edgar Santos (2014-2016). Curso de aperfeiçoamento em cuidados paliativos pelo Instituto Palliar (2017). Pós graduação em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sirio Libanês (2018). Mestre em Medicina e Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2019-2021)
  • Tadeu Tramontini (Especialização)
  • Tamiris Leone Quadros (Especialização)
  • Vítor Carlos Santos da Silva (Especialização)
  • Yanne Danielly Santos Amorim (Especialização)

Informações Adicionais

DIFERENCIAIS DO CURSO:

  • Docentes com ampla experiência de atuação em Salvador, Recife e São Paulo;
  • Priorização de métodos ativos de ensino, com aulas expositivas e discussões em grupo pautadas em casos clínicos;
  • Práticas vivenciais distribuídas entre o Hospital Santa Izabel e a Clínica Florence;
  • Inclui o curso “Comunicação Difícil em Saúde” (CDS) desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde (IBCS), que é pioneiro no ensino da comunicação em situações difíceis para profissionais de saúde de todas as áreas.

ENDEREÇO:

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, n° 533, Mares/Calçada, Salvador - Bahia.

Previsão de início da Turma: Abril de 2024.

 

Datas das aulas presenciais

12 e 13/04/2024
03 e 04/05/2024
14 e 15/06/2024
13 e 14/07/2024
16 e 17/08/2024
13 e 14/09/2024
25 e 26/10/2024
22 e 23/11/2024
13 e 14/12/2024
21 e 22/02/2025
21 e 22/03/2025
25 e 26/04/2025
23 e 24/05/2025
27 e 28/06/2025
18 e 19/07/2025

    Práticas Vivenciais:

  • Clínica Florence Unidade Salvador – 50h
  • Hospital Santa Izabel – 10h

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 30/04/2024:

Matrícula com valor promocional a R$ 500,00+ mensalidades de 23x R$ 1.471,30 por 23x R$ 912,52 (pagamentos até o vencimento).

 

 

Documentos para Matrícula

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação;
  • Carteira do Conselho de Classe (Graduados em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional);
  • Mini currículo.
  • Apresentação do Cartão SUS

    OBS: O Certificado de Conclusão do curso com comprovação de solicitação do Diploma não isenta o aluno da necessidade de apresentação do Diploma da Graduação. O recebimento do Certificado de Conclusão do curso de Pós-Graduação está condicionado à entrega de toda a documentação pelo aluno.
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 16 meses
Carga Horária: 360 horas
Carga Horária Prática: 60 horas
Carga Horária Vivência Prática: • Clínica Florence Unidade Salvador – 50h • Hospital Santa Izabel – 10h

Encontros mensais, sextas 15h às 20h e sábados 8h às 18h. Módulo 2 (curso CDS), sábado e domingo 8h às 18h.

Público Alvo:

Graduados em Cursos da Área de Saúde

Inscreva-se aqui
Quero mais informações