Saúde

Enfermagem em Nefrologia e Urologia

Enfermagem em Nefrologia e Urologia

Apresentação

A área da Nefrologia exige cuidados específicos no tratamento de problemas que afetam o sistema urinário. A Portaria nº 389/2014 do Ministério da Saúde exige que o enfermeiro para atuar nesse segmento tenha Pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia e Urologia. Estes cursos preparam o profissional de enfermagem com o conhecimento técnico-científico para atuar na prevenção e no cuidado de doenças e problemas renais,dando a assistência completa ao paciente, principalmente à aqueles que demandam cuidados a longo prazo, a exemplo dos pacientes que integram os programas de hemodiálise.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (2022), cerca de 1.200.000 pessoas em todo o mundo sobrevivem sob tratamento dialítico e atualmente no Brasil são aproximadamente 87.044 novos pacientes por ano, dos quais 89,4% em tratamento hemodialítico e 10,6% em diálise peritoneal. Diante deste contexto, devido ao aumento da demanda da Terapia Renal Substitutiva (TRS) a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) considera que as condições crônicas requerem estratégias de cuidado especiais que ajudem os usuários a despertar a consciência para o autogerenciamento; configura-se, assim, um campo de grande relevância para a atuação do enfermeiro.

Diante da importância epidemiológica da doença renal, bem como de suas repercussões sociais, psicológicas, econômicas e na qualidade de vida, o Ministério da Saúde edita portarias com regulamentações e normas técnicas, visando uma melhoria na qualidade do atendimento ao cliente que necessita de diálise.

Um curso de Pós-graduação em Nefrologia e Urologia deve incluir conteúdos voltados para a anatomia, fisiologia e os principais acometimentos do sistema urinário, proporcionando ao pós-graduando o domínio do conhecimento sobre os principais procedimentos, bem como identificar os fatores de risco para patologias associadas aos rins e ao sistema urinário, possibilitando-os, portanto, atuar na assistência a pacientes renais em diferentes estágios.

Acessar Cronograma

Matriz Curricular

1 º semestre
C.H. Teórica
C.H. Prática / Estágio / Extensão
Avaliação Clínica de Enfermagem Aplicada aos indivíduos com acometimentos Renais e Urológicos
15
5
Ética/Bioética e humanização na atenção interprofissional em nefrologia e urologia
20
Práticas baseadas em evidências
15
Processos interativos dos órgãos e sistemas aplicadas à nefrologia/ Urologia
15
5
Terapêutica medicamentosa no cuidado aplicado aos indivíduo com acometimentos Renais e Urológicos
15
5
2 º semestre
C.H. Teórica
C.H. Prática / Estágio / Extensão
A Assistência de enfermagem a família e indivíduo com acometimento renal: ambulatorial e domiciliar.
20
Assistência de enfermagem ao indivíduo com doença renal: atenção hospitalar e unidades especializadas.
20
Gestão e serviços de enfermagem, qualidade e atuação empreendedora do paciente em nefrologia.
20
Protocolos Institucionais/Sistematização da Assistência de Enfermagem- SAE.
20
Recursos terapêuticos / diagnósticos para a assistência de enfermagem em nefrologia e urologia.
20
3 º semestre
C.H. Teórica
C.H. Prática / Estágio / Extensão
Assistência de Enfermagem a crianças e adolescentes com acometimentos renais e urológicos.
15
5
Assistência de Enfermagem no Transplante renal. Doação e Captação de órgãos e tecidos.
15
5
Estágio Curricular Obrigatório
0
80
Produção do conhecimento (transversal)
25
Sexualidade, saúde mental e assistência de Enfermagem em nefrologia e urologia.
20

Coordenação

  • Albert Oliveira (Doutorado)

E-mail do coordenador do curso: prof.albertoliveira@gmail.com

Docentes

  • Albert Oliveira (Doutorado)
  • Almerinda Luedy (Doutorado)
    Enfermeira aposentada da UFBa, Doutora em Medicina e Saúde, Mestre em Administração em Enfermagem/UFBA, Especialista Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Especialista em Gestão em Saúde, em Gestão de Pessoas, em Gerenciamento em Enfermagem, em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e em PNL. Coordenou 3 turmas de Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Foi tutora do curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente para profissionais da Rede de Urgência e Emergência pela FIOCRUZ. Tem formação em avaliação do processo de acreditação internacional - Joint Commission International, pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação. É professora coordenadora das Ligas Acadêmicas de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e em Gerenciamento em Enfermagem da Unijorge. É Professora de graduação da Faculdade Santa Casa e da Unijorge. Foi consultora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na elaboração do Plano Estadual de Segurança do Paciente. Foi Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Polo Bahia e está na Vice-Coordenção do Núcleo do Recôncavo da Bahia da Rebraensp. É membro fundadora e da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente. Palestrante em nível nacional e internacional. Vasta experiência em Gestão de Serviços de Saúde. É Coach Profissional com formação e Certificação Internacional Professional & Self Coach, Professional and Life Coach, Analista Comportamental, Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching/Behavioral Coaching Institute e Líder Coach. É Master Coach, Mentora e Adviser. Formação Internacional em Hipnose Clínica, pelo International Mind Training Academy. Formação em Psicanálise Clínica (em andamento), pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.
  • Anderson Reis de Souza (Doutorado)
  • Brisa Santos Souza (Especialização)
    Graduada em Bacharel em Enfermagem pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2012). Especialista em Nefrologia, UTI Neonatal e Pediátrica e Auditoria em sistemas e serviços de saúde. Atuei na assistência ao paciente crítico em unidade de terapia intensiva, emergência e enfermaria. Assistência em Nefrologia em diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal, sendo enfermeira de referência da nefrologia do Hospital Ana Nery até 2018. Após este período, atuei na área comercial como representante especialista em cateteres de hemodiálise da empresa Prime Medical. Coordenei o serviço de hemodiálise do Hospital Alayde Costa e atualmente sou enfermeira assistencial da Marinha do Brasil, lotada no Hospital Naval de Salvador, incorporada em agosto de 2019 até a presente data (atuação em unidade de terapia intensiva, emergência, enfermaria e centro cirúrgico - fui coordenadora do setor COVID no período da pandemia de Janneiro 2021 a Janeiro 2022).
  • Bruno Góes (Doutorado)
    Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Mestre em Ciências pelo CPqGM-FIOCRUZ/BA. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência (CMBE - EBMSP). Docente dos cursos de Fisioterapia e Medicina da EBMSP. Docente dos cursos de saúde da Faculdade Santa Casa (FSC).
  • Camilla Suanny (Especialização)
    Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Nefrologia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Possui, também, experiência em pesquisa, tendo sido aluna de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. Concentra suas atividades não apenas em pesquisa, mas também em atividades de ensino e de extensão. Meu objetivo é atuar e desenvolver minhas competencias na enfermagem.
  • Francine Peixoto (Especialização)
    Sou graduada em Enfermagem, especialista em Enfermagem em Nefrologia e em Captação, Doação, Transplante de Órgãos e Tecidos. Atualmente trabalho como enfermeira assistencial em Transplante Renal. Atuo com foco em prover cuidado de qualidade aos pacientes submetidos a transplante, assim como, a proteção, promoção e reabilitação da saúde de candidatos, receptores e seus familiares e aos doadores vivos e seus familiares ao longo de todo processo.
  • Halanna Carneiro (Mestrado)
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Nefrologia (Atuou no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, pela Universidade do Estado da Bahia/ UNEB, núcleo de Nefrologia). Experiência também nas áreas de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (Nefrointensivismo). Foi integrante da segunda turma de especialização de Nefrologia Multidisciplinar da UNASUS-UFMA (concluída em 2017) e é Mestre em Enfermagem através do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem e Saúde da EEUFBA, atuante na linha de pesquisa: O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano. Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde do Idoso (NESPI-UFBA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem e Saúde da EEUFBA, além de atuar como Enfermeira Nefrologista na UDTR (Unidade de Diálise e Terapia Renal) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES-UFBA-EBSERH). Desenvolve pesquisas nas áreas relacionadas a Nefrologia, à pessoa idosa e envelhecimento, espiritualidade e religiosidade no processo de adoecimento e fortalecimento à saúde, processo de morte e morrer e cuidados paliativos.
  • Luciana Senna de Mendonça (Especialização)
    Possuo graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001), especialização em Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP (2006), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública - FBMSP (2008), especialização em Enfermagem em Nefrologia, título concedido pela Sociedade Brasileira em Enfermagem em Nefrologia (2010), especialização em Gestão Hospitalar pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL (2022). Cursou como Aluna Especial a disciplina Abordagem teórico-metodológica da produção científica em saúde do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2022.1) e Gestão de Tecnologias nos serviços de saúde do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2022.2). Cursando atualmente a disciplina Vigilância Sanitária pelo ISC.Coordenadora da Unidade de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Ana Nery (HAN), Enfermeira Nefrologista da Universidade Federal da Bahia com atuação no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES) no setor UDTR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Nefrologia, Saúde Pública e ensino.
  • Marcela Dias (Especialização)
  • Mauro Oliveira Santos (Especialização)
    Mestrando do Programa de Pós-graduação de Tecnologia em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007) e especialização em Clínica Médica e Nefrologia, respectivamente. pelo Hospital Geral Roberto Santos (Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e pelo Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos , Universidade Federal da Bahia (COM-HUPES/UFBA). Atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Saúde da Família da Universidade Federal da Bahia (DSF/UFBA) e Professor Auxiliar do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Além de atividade docente, atua como médico assistente em unidade hospitalar e ambulatorial e preceptoria em da Residência Médica de Nefrologia do Hospital Ana Nery/Universidade Federal da Bahia. Tem interesse nas áreas de abrangência das glomerulopatias e diálise peritoneal.
  • Priscila Sena Rios (Mestrado)
    Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), trabalhando nos seguintes temas: Farmacologia e Processos de memória. Farmacêutica-Bioquímica, graduada pela Universidade Tiradentes (UNIT), e especialista em Farmácia Hospitalar pela mesma IES. Têm experiência na área de farmácia comunitária (drogaria), análises clínicas, farmácia hospitalar e clínica (gestão e cuidados ao paciente). Como professora atuou em disciplinas como Farmacologia, Saúde Pública, Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Clínica, participando ainda como orientadora de graduação e pós-graduação lato sensu, em temas voltados à assistência farmacêutica. Foi professora substituta na Universidade Federal de Sergipe e coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade de Aracaju. Atualmente atua na assistência farmacêutica de um Hospital privado em Aracaju-SE.
  • Vanessa Costa Ribeiro (Especialização)
    Enfermeira, graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2012). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014). E especialista em Terapia Intensiva pelo Instituto Israelita Albert Einstein (2015).
  • Yanna Rafaele Rocha Lima (Especialização)
    Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário da Bahia (2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Nefrologia

Informações Adicionais

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, 142, Calçada.

Campus Pupileira: Av. Joana Angélica, 79, Nazaré.

Campus Hospital Santa Izabel: Praça Conselheiro Almeida Couto, 500, Nazaré.

Previsão de início da Turma: Abril de 2024.


Local de Funcionamento: Avenida Joana Angélica, nº 79, bairro Nazaré.
CEP: 40.050-001, Salvador/BA

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 09/03/2024:

de 19x R$ 660,00 por 19x R$ 476,00 (pagamentos até o vencimento).

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00.

 

Documentos para Matrícula

  • RG e CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em Enfermagem.
  • Carteira do Conselho de Classe
  • Apresentação do Cartão SUS

Estrangeiros ou Brasileiros graduados em outros países devem apresentar Revalidação de diploma, ou o diploma original acompanhado de declaração emitido por Instituição de fé pública de que este se encontra em processo de revalidação.

OBS: O Certificado de Conclusão do curso com comprovação de solicitação do Diploma não isenta o aluno da necessidade de apresentação do Diploma da Graduação. O recebimento do Certificado de Conclusão do curso de Pós-Graduação está condicionado à entrega de toda a documentação pelo aluno.

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Semipresencial
Duração: 16 meses
Carga Horária: 360 horas
Estágio: 80 horas

Encontros Mensais: Um sábado e domingo por mês. Das 8h às 13h (5 horas) e das 14h às 17h (3 horas) | Quando a Carga Horária Diária for 10 horas (2 horas serão realizadas de forma assíncrona)

Público Alvo:

Graduados em Enfermagem.
 

Inscreva-se aqui
Quero mais informações