Saúde

Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria

Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria

Apresentação

O QUE É A FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA?

A Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria é área da fisioterapia responsável pelo tratamento e reabilitação de bebês e crianças, fundamental para a qualidade de vida e desenvolvimento de recém-nascidos e crianças na primeira fase da vida.

O fisioterapeuta especializado em neonatologia e pediatria atua com uma equipe multidisciplinar e com o auxílio de um pediatra, para melhor aproveitamento do tratamento e orientação dos responsáveis que cuidaram do paciente em sua residência.

Com abordagem que busca a melhoria de condições físicas e neurológicas, o profissional auxiliará casos clínicos que afetam os sistemas musculoesquelético, neurológico e respiratório de crianças e recém-nascidos. Dentre as práticas realizadas pelos fisioterapeutas especializados nessa área estão a reabilitação pós-cirurgias e estimulação precoce para bebês prematuros com atraso de desenvolvimento.

 

OBJETIVOS DO CURSO

  • Fomentar a capacitação de profissionais de Fisioterapia em UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Neuropediatrica para a Bahia, através da sólida formação prática, pautada em fundamentações teóricas, promovendo a sinergia entre conhecimento teórico e prático. 
  • Conhecer a Fisioterapia em UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Neuropediatría desde uma perspectiva crítica - teórica interdisciplinar, face ao trabalho com os demais profissionais de saúde;
  • Capacitar, na prática, Fisioterapeutas para atuarem em UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Neuropediatrica possibilitando a sua participação em ações inovadoras no âmbito da saúde.

 

POR QUE ESCOLHER A FACULDADE SANTA CASA PARA SE ESPECIALIZAR?

A pós-graduação de Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria da Faculdade Santa Casa busca especializar o profissional da saúde para torná-los aptos para atuar na área. A faculdade conta com laboratório especializado para fisioterapia, com equipamentos e materiais ideais para o desenvolvimento de habilidades.

O estágio prático da pós-graduação contém 120 horas, e acontece nos hospitais da mantenedora Santa Casa, como o Santa Izabel e Hospital Municipal de Salvador, possibilitando ao aluno realização de networking com profissionais renomados da área.

 

CONHEÇA NOSSOS CAMPUS PRÁTICOS:

Hospital Santa Izabel: Hospital Geral, de alta complexidade, com 549 leitos distribuídos em 39 especialidades, atendimento ambulatorial, quatro Unidades de Pronto Atendimento e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Destaque para as áreas de cardiologia e ortopedia (Centro de Referência - Ministério da Saúde), oncologia (Certificado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade – UNACON pelo Ministério da Saúde), neurologia e pediatria.

A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes particulares e conveniados às principais operadoras de saúde. O Hospital Santa Izabel se destaca como referência em cirurgias cardiovasculares, oferecendo uma estrutura moderna e corpo clínico especializado. O hospital também conta com programas de incentivo ao estudante, proporcionando uma recepção acolhedora e oportunidades de desenvolvimento multiprofissional.

Hospital Municipal de Salvador: Sendo o primeiro Hospital Municipal da capital baiana, a unidade obtém um total de 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica, atendendo casos de urgência, emergência e ambulatoriais. O Hospital atende mais de 500 pacientes ao dia, sendo destaque na promoção da saúde baiana. 

Laboratório de Fisioterapia da FSC: espaço preparado com equipamentos e materiais necessários para realização de aulas práticas das mais diversas áreas da Fisioterapia. Localizado no campus da Pupileira da Faculdade Santa Casa.

 

A MATRIZ CURRICULAR QUE VOCÊ PRECISA

O curso de Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria tem como objetivo desenvolver o profissional da saúde para atuar no tratamento de bebês e crianças. Com 360 horas, sendo 120 de estágio prático, o curso é realizado em 13 módulos.

Na pós-graduação, o estudante encontrará disciplinas como: Avaliação respiratória em pediatria e neonatologia, Avaliação motora e Desenvolvimento neuropsicomotor, Mobilização precoce, Ludicidade e CIF, Fisioterapia Neurofuncional no ambulatório.

Confira nossa matriz curricular completa no fim desta página e esteja por dentro de todos os conteúdos abordados. 

ESTUDE CONOSCO

Especialize-se na Faculdade Santa Casa e aprenda com os profissionais do Hospital Santa Izabel. Nossos alunos têm prioridade nos processos seletivos do hospital, então não perca essa chance!

Se sua vocação é cuidar, cuide da sua carreira também. Inscreva-se agora e transforme sua trajetória na saúde.


Acessar Cronograma

Matriz Curricular

º semestre Teórica Prática
Estágio Curricular Obrigatório - 120h
1º º semestre Teórica Prática
Protocolos e Práticas Baseadas em Evidências (poderá ser ministrado remotamente) 15h -
2º º semestre Teórica Prática
Gestão de carreira e Empreendedorismo 15h -
3º º semestre Teórica Prática
Fisiologia a Fisiopatologia aplicada a neonatologia e pediatria - -
4º º semestre Teórica Prática
Avaliação respiratória em pediatria e neonatologia 15h -
5º º semestre Teórica Prática
Avaliação motora e Desenvolvimento neuropsicomotor 10h 5h
6º º semestre Teórica Prática
Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em neonatologia 10h 10h
7º º semestre Teórica Prática
Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pediatria 20h 10h
8º º semestre Teórica Prática
Fisioterapia respiratória em neonatologia e pediatria 10h 5h
9º º semestre Teórica Prática
Mobilização precoce, Ludicidade e CIF 10h 10h
10º º semestre Teórica Prática
Estimulação sensório-motora na UTI Neonatal 10h 5h
11º º semestre Teórica Prática
Oncopediatria e Cuidados paliativos 10h 5h
12º º semestre Teórica Prática
Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas pediátricas 15 -
13º º semestre Teórica Prática
Fisioterapia Neurofuncional no ambulatório 10h 5h
14º º semestre Teórica Prática
Discussão de caso clínico 0h 15h
15º º semestre Teórica Prática
Produção de conteúdo 0h 15h

Coordenação

  • Isis Nunes Veiga (Doutorado)
    Doutora (2022) e Mestra (2009) pelo PPGFSC da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pós- graduada em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Olga Mettig, 2003), pós-graduada em UTI pela Estácio-FIB (2003). Graduada em Fisioterapia-Bacharelado pela UCSal (2001) . Atualmente é docente da Unime (Lauro de Freitas) e docente do Centro Universitário Dom Pedro II. Professora dos cursos de pós-graduação da Atualiza Cursos, Faculdade Inspirar, Instituto HIB, Interfisio e Faculdade Santa Casa (FSC). É pesquisadora do Centro Universitário UNIFAS - Lauro de Freitas. Coordenadora da Pós-graduação Fisioterapia em neonatologia e pediatria da Faculdade Santa Casa. Fisioterapeuta assistencial do Hospital Mater Dei - Salvador. Apresenta formação básica em Integração Sensorial e no Método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA). Possui Título de Especialista profissional em Fisioterapia em terapia intensiva, com área de atuação em neonatologia e pediatria (COFFITO/ASSOBRAFIR). Autora dos livros: Estimulação sensório-motora na UTI neonatal (PG editorial, 2021) e Neonatologia e Pediatria: diálogos contemporâneos (PG editorial, 2019). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto, além de neuropediatria. Atua principalmente nos seguintes temas: fisioterapia na uti pediátrica, fisioterapia em uti, fisioterapia neonatal e fisioterapia neuropediátrica.

Docentes

  • Angélica Ferreira (Especialização)
    Fisioterapeuta neonatal e pediátrica | Pós-graduada em Psicomotricidade | Especialista em Terapia Intensiva área de atuação Neonatologia e Pediatria pelo COFFITO e Assobrafir | Fisioterapeuta do Hospital Aliança e HSR
  • Antônio Duarte (Mestrado)
  • Bruno Góes (Doutorado)
    Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Mestre em Ciências pelo CPqGM-FIOCRUZ/BA. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência (CMBE - EBMSP). Docente dos cursos de Fisioterapia e Medicina da EBMSP. Docente dos cursos de saúde da Faculdade Santa Casa (FSC).
  • Carina Dantas (Especialização)
    Fisioterapeuta Pediátrica e Neonatal | Especialização em Neonatologia/ UNEB | Técnica da Área de Saúde da Criança – ATSC/CCVG/DGC/SESAB
  • Denise Duarte (Especialização)
    Fisioterapeuta da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP | Fisioterapeuta e Coordenadora da Equipe de Fisioterapia do Hospital Maternidade de Campinas | Especialização em reabilitação aplicada a neurologia infantil
  • Diego Ribeiro Rabelo (Mestrado)
    Doutorando em Medicina e Saúde Humana | Mestre em Tecnologias em Saúde | Como docente atua no curso de Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e nos cursos/módulos da Área de Saúde da graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Casa da Bahia | Como pesquisador atua no Brazilian Metascience Research Group do Centro de Medicina Baseada em Evidências (EBMSP), sendo sua principal área de atuação a Integridade Científica (Metaciência). | Editor Associado da Revista Científica Journal of Evidence-Based Healthcare (EBMSP).
  • Fabiana Palma (Mestrado)
    Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência | Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR Pós-graduada em Fisioterapia aplicada à Postura e Dor pela EBMSP | Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) | Multiplicadora Licenciada CIFBBrasil.
  • Isis Nunes Veiga (Doutorado)
    Doutora (2022) e Mestra (2009) pelo PPGFSC da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pós- graduada em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Olga Mettig, 2003), pós-graduada em UTI pela Estácio-FIB (2003). Graduada em Fisioterapia-Bacharelado pela UCSal (2001) . Atualmente é docente da Unime (Lauro de Freitas) e docente do Centro Universitário Dom Pedro II. Professora dos cursos de pós-graduação da Atualiza Cursos, Faculdade Inspirar, Instituto HIB, Interfisio e Faculdade Santa Casa (FSC). É pesquisadora do Centro Universitário UNIFAS - Lauro de Freitas. Coordenadora da Pós-graduação Fisioterapia em neonatologia e pediatria da Faculdade Santa Casa. Fisioterapeuta assistencial do Hospital Mater Dei - Salvador. Apresenta formação básica em Integração Sensorial e no Método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA). Possui Título de Especialista profissional em Fisioterapia em terapia intensiva, com área de atuação em neonatologia e pediatria (COFFITO/ASSOBRAFIR). Autora dos livros: Estimulação sensório-motora na UTI neonatal (PG editorial, 2021) e Neonatologia e Pediatria: diálogos contemporâneos (PG editorial, 2019). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto, além de neuropediatria. Atua principalmente nos seguintes temas: fisioterapia na uti pediátrica, fisioterapia em uti, fisioterapia neonatal e fisioterapia neuropediátrica.
  • Larissa de Oliveira Barbosa (Especialização)
    Fisioterapeuta pela Universidade Católica do Salvador (2015). Atualmente é Fisioterapeuta do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC-BA), Docente do Centro Universitário Jorge Amado e de Pós Graduação de Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, ministrando matéria de Fisioterapia em Oncologia Pediátrica. Tem experiência na área de Fisioterapia em Oncologia, com ênfase em Oncopediatria.
  • Luciana Bilitário (Doutorado)
    Doutora em Medicina e Saúde Humana pela EBMSP | Docente da UNEB | Coordenadora do Curso de Fisioterapia da BAHIANA | MBA Gestão Empresarial FGV.
  • Marta Duarte (Mestrado)
    Fisioterapeuta | Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social | Coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIFAS – Unime – Lauro de Freitas | Professora de Pediatria da Uniruy
  • Michele Flores (Mestrado)
    Mestre em Saúde Coletiva pelo ISC- UFBA; | Especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF; | Especialista pelo COFFITO em Fisioterapia em UTI neonatal; | Docente do Centro Universitário UNIFAS – UNIME- Lauro de Freitas e da UNICEUSA
  • Monique Ornelas (Especialização)
  • Tatiane Falcao (Doutorado)
    Fisioterapeuta CREFITO 90363 F Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Fisioterapeuta Assistencial da Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto (MRPJMMN), Doutora e Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PpgPIOS) ICS/UFBA, linha de pesquisa em Aleitamento Materno em recém-nascidos hospitalizados Pós-graduada em Pnemofuncional, Especialista em Terapia Intensiva área de atuação Neonatologia e Pediatria pelo COFFITO e Assobrafir, Formação nos Métodos Abordagem Funcional, RTA, TherapyTaping e Manejo a Lactação.

Informações Adicionais

Campus Pupileira: Av. Joana Angélica, 79, Nazaré.

Campus Hospital Santa Izabel: Praça Conselheiro Almeida Couto, 500, Nazaré.

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, 142, Calçada.

Previsão de início da Turma: 24/08/2024

 

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 31/07/2024:

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00. + mensalidades de 17x R$ 868,24 por 17x R$ 565,50 (pagamentos até o vencimento).

-De 01/08/2024 até 31/08/2024

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00. + mensalidades de 17x R$ 868,24 por 17x R$ 652,30 (pagamentos até o vencimento).

-De 01/09/2024 até 30/09/2024

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00. + mensalidades de 17x R$ 868,24 por 17x R$ 739,10 (pagamentos até o vencimento).

-De 01/10/2024 até 31/10/2024

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00. + mensalidades de 17x R$ 868,24 por 17x R$ 781,50 (pagamentos até o vencimento).

Documentos para Inscrição

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • 1 foto 3x4 recente e colorida;
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma;
  • Carteira do Conselho de Fisioterapia
  • Apresentação do Cartão SUS

OBS: O Certificado de Conclusão do curso com comprovação de solicitação do Diploma não isenta o aluno da necessidade de apresentação do Diploma da Graduação. O recebimento do Certificado de Conclusão do curso de Pós-Graduação está condicionado à entrega de toda a documentação pelo aluno.

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 13 meses
Carga Horária: 360h
Estágio: 120h

Encontros Mensais: Sábados: 8h às 12h e 13h às 19h | Domingos: 8h às 12h e 13h às 19h.

Público Alvo:

Graduados em Fisioterapia

Inscreva-se aqui
Quero mais informações