Saúde

Gestão da Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde

Gestão da Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde

Apresentação

Considerando os números de erros, incidentes assistenciais e danos (físicos e/ou psicológicos, provisórios ou permanentes) aos pacientes, familiares e trabalhadores, a qualidade e segurança em serviços de saúde tem sido um tema de extrema relevância e preocupação, em nível mundial, com adoção de políticas, diretrizes, protocolos e programas nacionais e internacionais para a melhoria das práticas assistenciais e gerenciais.

O curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde da Faculdade Santa Casa tem o objetivo de formar especialistas aptos para gerenciar e atuar em organizações de saúde (públicas, privadas, filantrópicas, Hospitais, Clínicas, Unidades de Atenção Básica, Serviços de Home Care, dentre outras) com práticas mais seguras, por meio do aprimoramento do conhecimento técnico-científico sobre os aspectos estruturais, organizacionais e de processos relacionados ao tema. Promove, também, o desenvolvimento de competências no uso de ferramentas gerenciais e comportamentais, estimulando o autoconhecimento, o fortalecimento da sua liderança, comunicação efetiva, trabalho em equipe e da tomada de decisões eficazes nas organizações de saúde.

A Especialização terá aulas no modelo híbrido, com aulas presenciais, aos sábados, e online, nas sextas-feiras e nos domingos, uma vez por mês.

APRENDA NA PRÁTICA

  1. Corpo docente multiprofissional de doutores, mestres e especialistas com vasta experiência nas áreas da gestão da qualidade em saúde e processos de segurança em nível nacional e internacional;
  2. Utilização de metodologias ativas na construção do processo de ensino-aprendizagem;
  3. Todos os conteúdos teóricos terão atividades práticas, durante a aula, com acompanhamento do docente da Disciplina;
  4. Visitas técnicas no Hospital Santa Izabel (16 horas) para conhecer e interagir com os gestores de serviços estruturantes, de apoio e comissões da Qualidade e Segurança do Paciente;
  5. Rodas de conversa com gestores de organizações de saúde.

Acessar Cronograma

Matriz Curricular

1º º semestre Teórica Prática
Aula inaugural Gestão da Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde 20h 4h
2º º semestre Teórica Prática
Epidemiologia e Políticas Públicas em Saúde 20h 4h
3º º semestre Teórica Prática
Gestão da Qualidade em Saúde 12h 12h
4º º semestre Teórica Prática
Gestão de Riscos e Segurança do Paciente 1 20h 4h
5º º semestre Teórica Prática
Gestão de Riscos e Segurança do Paciente 2 20h 4h
6º º semestre Teórica Prática
Produção do conhecimento 24h 8h
7º º semestre Teórica Prática
Governança Clínica e Compliance na Saúde 20h 4h
8º º semestre Teórica Prática
Estrutura Organizacional e Comissões de assessoramento aos Serviços de Saúde 18h 6h
9º º semestre Teórica Prática
Gestão da Qualidade e Segurança nos Serviços Estratégicos e Operacionais dos Serviços de Saúde 18h 6h
10º º semestre Teórica Prática
Acreditações, Auditorias e Cultura de Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde 20h 4h
11º º semestre Teórica Prática
Segurança no Atendimento ao Paciente LGBT e à Pessoa Com Deficiência (PCD) Espiritualidade e Experiência de Pessoas 20h 4h
12º º semestre Teórica Prática
Liderança, Comunicação e Gestão com Pessoas 16h 8h
13º º semestre Teórica Prática
Fatores humanos para a qualidade e segurança do paciente 20h 4h
14º º semestre Teórica Prática
Apresentação da Produção do Conhecimento 0h 24h
15º º semestre Teórica Prática
Visita Técnica Obrigatório - Hospital Santa Izabel 0h 16h

Coordenação

  • Almerinda Luedy (Doutorado)
    Enfermeira aposentada da UFBa, Doutora em Medicina e Saúde, Mestre em Administração em Enfermagem/UFBA, Especialista Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Especialista em Gestão em Saúde, em Gestão de Pessoas, em Gerenciamento em Enfermagem, em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e em PNL. Coordenou 3 turmas de Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Foi tutora do curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente para profissionais da Rede de Urgência e Emergência pela FIOCRUZ. Tem formação em avaliação do processo de acreditação internacional - Joint Commission International, pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação. É professora coordenadora das Ligas Acadêmicas de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e em Gerenciamento em Enfermagem da Unijorge. É Professora de graduação da Faculdade Santa Casa e da Unijorge. Foi consultora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na elaboração do Plano Estadual de Segurança do Paciente. Foi Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Polo Bahia e está na Vice-Coordenção do Núcleo do Recôncavo da Bahia da Rebraensp. É membro fundadora e da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente. Palestrante em nível nacional e internacional. Vasta experiência em Gestão de Serviços de Saúde. É Coach Profissional com formação e Certificação Internacional Professional & Self Coach, Professional and Life Coach, Analista Comportamental, Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching/Behavioral Coaching Institute e Líder Coach. É Master Coach, Mentora e Adviser. Formação Internacional em Hipnose Clínica, pelo International Mind Training Academy. Formação em Psicanálise Clínica (em andamento), pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.
    E-mail: almerindaluedy@gmail.com

Docentes

  • Almerinda Luedy (Doutorado)
    Enfermeira aposentada da UFBa, Doutora em Medicina e Saúde, Mestre em Administração em Enfermagem/UFBA, Especialista Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Especialista em Gestão em Saúde, em Gestão de Pessoas, em Gerenciamento em Enfermagem, em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e em PNL. Coordenou 3 turmas de Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Foi tutora do curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente para profissionais da Rede de Urgência e Emergência pela FIOCRUZ. Tem formação em avaliação do processo de acreditação internacional - Joint Commission International, pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação. É professora coordenadora das Ligas Acadêmicas de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e em Gerenciamento em Enfermagem da Unijorge. É Professora de graduação da Faculdade Santa Casa e da Unijorge. Foi consultora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na elaboração do Plano Estadual de Segurança do Paciente. Foi Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Polo Bahia e está na Vice-Coordenção do Núcleo do Recôncavo da Bahia da Rebraensp. É membro fundadora e da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente. Palestrante em nível nacional e internacional. Vasta experiência em Gestão de Serviços de Saúde. É Coach Profissional com formação e Certificação Internacional Professional & Self Coach, Professional and Life Coach, Analista Comportamental, Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching/Behavioral Coaching Institute e Líder Coach. É Master Coach, Mentora e Adviser. Formação Internacional em Hipnose Clínica, pelo International Mind Training Academy. Formação em Psicanálise Clínica (em andamento), pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.
  • Ana Dulce Santana dos Santos (Doutorado)
    Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador. Doutora pelo DINTER - Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em convênio com a Universidade do Sudoeste da Bahia. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Metodologia da Pesquisa Científica. Ministrou aulas nas disciplinas: Fundamentos de Enfermagem, Tecnologia de Enfermagem, Administração dos Serviços de Enfermagem; Gerenciamento em Enfermagem II, Bases Teóricas e Metodológicas do Cuidar, História da Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, e Trabalho de Conclusão de Curso, Enfermagem Média Cirúrgica. Atuou como orientadora e examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Atuou na gestão acadêmica no Núcleo Docente Estruturante e Chefia de Departamento em Curso de Graduação e Coordenação da Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Atuou na área de Assistência Domiciliar em Cuidados Paliativos e Coordenação do Ambulatório do Hospital Aristides Maltez. Atuou na Rede Básica de Saúde Coordenando a Vigilância Epidemiológica no município de Dias D’Ávila-BA. Atualmente atua como Coordenadora da Graduação em Enfermagem na Faculdade Santa Casa.
  • Ana Karine Ramos Brum (Doutorado)
    Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EEAN, PhD em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery -UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO, Especialista em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense- UFF, graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, Professor Associado IV do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração- EEAAC- UFF. Docente do Curso de Mestrado Profissional no Ensino em Saúde (MPES /UFF); Docente do Curso de Especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar (UFF) Coordenadora do Programa de Extensão UFF: LabQualiSEG UFF - Laboratório de Tecnologias Educacionais inovadoras do Gerenciamento em Segurança do Paciente e da Qualidade do Cuidado no Ensino em Saúde, Vice-Coordenadora da REDE UFF ENVELHECER Líder do GePI LabQualiSeg UFF (CNPQ) Líder do Grupo de Pesquisa NIGG (CNPQ) Membro titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG Membro fundadora e membro do Conselho científico da SOBRASP ( Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente para a Qualidade do Cuidado) Membro da REBRAENSP - núcleo Rio de Janeiro Membro do NECIGEN - UFF Coordenadora da REBRAENSP -NÚCLEO RIO DE JANEIRO 2014-2016.
  • Andréa Drummond (Especialização)
    Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Gama Filho (1992). Tem experiência na área de Administração.
  • Antonio Carlos de Albuquerque Bandeira (Mestrado)
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1987) e mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor da Uni-FTC Salvador, Bahia, e médico infectologista - Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Atua como Médico Infectologista e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Aeroporto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Zika vírus, Chikungunya vírus, amphotericin-b, inflammatory síndrome, antiretroviral therapy, e haart, mycobacterium tuberculoses antigens, além de grande experiência durante a epidemia de Covid-19, participando do acompanhamento e tratamento de pacientes, e de pesquisas clínicas.
  • Bruna Miranda (Especialização)
  • Bruno Guimarães de Almeida (Mestrado)
    Enfermeiro, Sanitarista, Professor e Ator. Formado pela Universidade Federal da Bahia , pós-graduado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em Educação Profissional na área de saúde: Enfermagem (2006); pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA em Medicina Social sob a forma de Residência (2008) e pela Escola de Enfermagem - UFBA/ Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no Curso de Especialização em Saúde da Família, com ênfase em Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho (2009), Mestre em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/ UFBA (2015), tendo como foco principal do seu estudo o campo da Gestão do Trabalho em Saúde. Iniciou o doutorado em Saúde Coletiva no ISC/ UFBA, em 2020. Atuou no âmbito municipal e estadual do SUS, assumindo as funções de Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família do Município de Marcionílio Souza/ Ba; Diretor de Atenção à Saúde do município de Amargosa/ Ba; Coordenador da Atenção Básica do município de Camaçari; Assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/ Ba; Coordenador de Gestão do Trabalho, Coordenador Técnico da Superintendência de Recursos Humanos e Diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Possui experiência na docência e em Educação à Distância. Atua como professor da UniJorge. Membro do Grupo de Teatro Vilavox de Salvador/ Ba.
  • Cátia Brito dos Santos (Mestrado)
    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Membro da REBRAENSP, Núcleo do Recôncavo da Bahia. Militante dos direitos das pessoas com deficiência e pesquisadora dos temas: funcionalidade e participação social, saúde da pessoa com deficiência, acessibilidade, inclusão social e formação da pessoa com deficiência na área de saúde.
  • Daniela Fagundes (Mestrado)
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Especialização, sob a forma de Residência, em Enfermagem Intensivista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente pela Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP). Mestra em Enfermagem - Área de Concentração: Gênero, Cuidado e Administração em Saúde. / Linha de Pesquisa: O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano pela UFBA. Enfermeira Efetiva do Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE) onde atuou como enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), atuou como Coordenadora das UTIs, participando da inauguração das UTIs do HGE 2, atualmente exerce a função de Supervisora do Bloco Crítico (UTIs Adulto, Pediátrica e Unidade de Alta Complexidade (UAC) e Unidades Intermediárias 02, 03) . Membro da Comissão de Treinamento do HGE, Membro da Comissão de Segurança do Paciente do HGE. Membro do Núcleo de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE- HGE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Pele (GESPEL) com a Professora doutora Rose Ana David da Escola de Enfermagem da UFBA.
  • Eric Rosa Pereira (Doutorado)
    Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Graduado e Especialista em Enfermagem nas Urgências e Emergências pela Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO, Docente do Centro Universitário UNIABEU e da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase emergência pré e intrahospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem ao politraumatizado e às emergências clínicas. É Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Desastres e Emergência (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ). Membro da Rede de Enfermagem em Emergência e Desastre das Américas(REEDA)
  • Erik Asley Ferreira Abade (Mestrado)
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Doutorando em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFBA e Técnico de referência do Campo Temático Saúde da População LGBT da Secretaria Municipal da Saúde do Salvador.
  • Euclimeire da Silva Neves (Mestrado)
    MBA em Gestão e controle de infecção pelo INESP, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e ciências. Atualmente trabalho como enfermeira da CCIH e epidemiologia no instituto Couto Maia e Hospital Espanhol. Sou criadora do projeto CCIH sem fronteiras, palestrante e faço parte do grupo de pesquisa Recover pela INI/FIOCRUZ, ANÁLISE DE MODELOS E ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA PANDEMIA DO COVID-19 (2020-2022), Subprojeto 2 - Avaliação da gestão de cuidados a pacientes de Covid-19 atendidos no Instituto Couto Maia em patologia experimental na Fiocruz. Tenho apresentações em congressos nacionais e internacionais sobre surtos com bactérias multirresistente. Na graduação fui bolsista da DIVEP, atuando nos distritos sanitários com as doenças de notificação compulsória. No ano de 2015 tive uma experiência em saúde do idoso na instituição SWINHOVE GROEP na Holanda.
  • Gabriela Abreu (Mestrado)
    Doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), área de concentração de Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde. Mestrado em Saúde Coletiva no ISC/UFBA, área de concentração de Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde. Pós graduada em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela FIPE/USP/HAOC e em Auditoria de Serviços e Sistemas de Saúde pela UFBA. Bacharel em Odontologia pela UFBA e bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pesquisadora do Programa Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde- PECS do ISC/UFBA. Servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/ Diretoria de Vigilância em Saúde, com atuação na Vigilância Epidemiológica. Experiência na docência, graduação e pós-graduação nos componentes de Saúde Coletiva e Epidemiologia.
  • Heleno Costa Júnior (Mestrado)
    Atualmente exerce a função de Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da Joint Commission International (JCI), atuando nessa instituição desde sua fundação em 1998. Como parte de atividades complementares foi, entre Maio de 2015 e Junho de 2018, Gestor do Instituto de Conhecimento, Ensino e Pesquisa do Hospital Samaritano e a seguir, Gerente Nacional de Educação Corporativa da UnitedHealth Brasil em São Paulo. Mestre em Avaliação e com Certificação E-Leadership, tem formação na área de Gestão de Serviços de Saúde e Qualidade, com ênfase em Acreditação e experiência na área de Avaliação e Gestão da Qualidade e Segurança, com especialidade em Programas de Acreditação Internacional. Atuou como Membro do Comitê Internacional de Padrões da Joint Commission International (JCI), do Comitê de Acreditação da International Society for Quality in Healthcare (ISQua) até junho 2015 e é atual membro da Membro da Academia Europeia de Líderes de Alta Gestão. Atuou como Professor de Pós Graduação na Fundação Getúlio Vargas e Faculdade de Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP. Instrutor Especialista do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), mediante parcerias com instituições de ensino ou de saúde
  • Laura Guimarães (Especialização)
  • Liliana Rodrigues do Amaral (Doutorado)
    Experiência em gestão de serviços de saúde tais como Golden Cross/IGASE, INCA, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde, com foco em planejamento estratégico, qualidade da gestão e do cuidado, e gestão assistencial incluindo os protocolos de segurança do paciente. Docente do Curso de Especialização em Qualidade e Segurança (PUC/RJ), da Especialização em Gestão da Qualidade (Instituto Albert Einstein/SP e RJ), professora e palestrante convidada em diversas instituições. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Adventista de Enfermagem, Especialista em Administração Hospitalar (IMS/UERJ) e Qualidade e Segurança do Paciente (UNL/PT) e Mestra e Doutora. Atualmente é Diretora Proprietária - Única - Treinamento para a Qualidade, Tutora do Curso de Especialização em Qualidade e Segurança da Escola Nacional de Saúde Pública e Consultora e Avaliadora em Acreditação Internacional - Consórcio Brasileiro de Acreditação.
  • Luiz Hosannah de Oliveira Pinto (Mestrado)
    Psicólogo, psicoterapeuta há mais de 30 anos, consultor de empresas, palestrante, mitólogo e professor de cursos de pós-graduação. Mestre em História e pós-graduado em psicologia positiva, educação, mitologia, logoterapia, antropologia, arqueologia e psicologia organizacional. Possui formação em Psicanálise, em Logoterapia e em Psicologia Analítica junguiana, é especialista em TIPOS PSICOLÓGICOS e criador do www.personatest.com.br , instrumento de mapeamento de perfil comportamental. Viajante, já visitou quase 100 países e idealizou o projeto VIAJANDO COM PROFESSOR HOSANNAH no youtube.com/luizhosannah, onde filma vídeos diante de monumentos simbólicos ao redor do mundo e correlaciona história, mitologia, arte, filosofia e antropologia com psicologia, arquétipos e desenvolvimento pessoal. Autor do livro JUNG: BEM-ESTAR E CONFIABILIDADE HUMANA NO TRABALHO. Humanista, acredita firmemente no poder transformador da consciência, na possibilidade do exercício pleno da liberdade com responsabilidade e na importância do florescimento e expressão das potencialidades.
  • Mineia da Hora (Mestrado)
    Enfermeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Residência em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Segurança do paciente pela UNIBAHIA. Mestranda profissional em Saúde Coletiva pela UNEB. Enfermeira da Secretaria de Saúde da Bahia.
  • Paola Andreoli (Doutorado)
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-SP), MBA em Gestão da Saúde pelo Insper, especialista em Modelo de Melhoria pelo Instituto pela Melhoria na Saúde (IHI) e em Gestão de Riscos em Saúde pela Sociedade Americana em Gestão de Riscos em Saúde (ASHRM). Atuou como supervisora no Hospital São Paulo, posteriormente como psicóloga sênior na Unidade de Terapia Intensiva do adulto e coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no Hospital Albert Einstein atuou como gerente de Práticas Assistenciais Multiprofissionais e, posteriormente, como gerente de Segurança do Paciente e Riscos Assistenciais e em Projetos Estratégicos em Qualidade e Segurança do Paciente. Na área de ensino coordenou do curso de especialização em Psicologia Hospitalar, de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein e de Gestão de Riscos para estabelecimentos de média e alta complexidade pelo PROADI-SUS. No ensino à distância (EaD) foi tutora do curso de especialização em Segurança do Paciente para a rede de urgência e emergência (RUE) pela Fiocruz e como coordenadora do curso em EaD de Gestão de Riscos Assistenciais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein. Atuou como representante de hospital de excelência no Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e como coordenadora de projetos com financiamento externo para redução de mortalidade materna em hospitais públicos e rede básica no Estado de Pernambuco. Atualmente é gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atua em cursos in company na Fundação Don Cabral, em temas como Governança Clínica e Equipes de Alta-Performance. Participa da diretoria da Sociedade Brasileira para Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).
  • Soraia Accioly (Especialização)
  • Vera Marra (Especialização)
    Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), possui Especialização em Hematologia e Hemoterapia pelo HEMORIO, Livre Docência em Hematologia pela Universidade Gama Filho, Especialização em Gestão Hospitalar pela Fundação Oswaldo Cruz, Extensão em Administração Hospitalar pela FGV/RJ (2009), Especialização em Segurança do Paciente pela Fiocruz (2015), Especialização em Metodologias de Aprendizagem Ativa (PUC-Rio), 2015). Exerceu o cargo de Diretora Técnica do HEMORIO, de janeiro de 2007 a janeiro de 2014, com áreas de interesse em Saúde Pública e Segurança do Paciente. Atualmente exerce o cargo de Assessora de Ensino e Pesquisa da Fundação Saúde do Rio de Janeiro.
  • Vera Peixoto (Doutorado)
    Professora Titular em Administração Pública, Universidade Federal da Bahia (UFBA), até 2018. Pós-Doutorado em Direito Internacional da Saúde pela Faculdade de Direito e Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Nice Sophia Antípolis (França, 2016), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Administração Pública pela UFBA, com realização de Sandwich no Center of Managerial Innovation - University of Bringhton - Inglaterra, Advogada, especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito da UFBA e em Especialista em Gestão Governamental (EADM/UFBA). Enfermeira Sanitarista, especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observa Políticas Públicas, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do comitê científico do QualiHosp da Fundação Getúlio Vargas/SP, membro do comitê científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, vice coordenadora da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar, apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Coordenou por 4 anos a Capacitação Profissional Avançada da Escola de Administração da UFBA e coordena cursos de Especialização em Administração Hospitalar, Avaliação e Monitoramento em Saúde. Foi enfermeira assistencial do Hospital Universitário Edgard Santos, sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, chefe da Enfermagem em Cirurgia, em Saúde Pública e assessora de Planejamento em Saúde do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado da Bahia. Tem experiência em Saúde Pública, Planejamento e avaliação em saúde, coordenação de projetos com financiamento internacional (REFORSUS e PROFAE) Administração Pública, Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, cidadania e direitos, judicialização da saúde, análise de Políticas Públicas, regulação, gestão de sistemas e serviços de saúde, administração hospitalar, gestão, capacitação e dimensionamento de pessoal em serviços de saúde, redes colaborativas, inovação gerencial e qualidade em saúde.

Informações Adicionais

Campus Pupileira: Av. Joana Angélica, 79, Nazaré.

Campus Hospital Santa Izabel: Praça Conselheiro Almeida Couto, 500, Nazaré.

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, 142, Calçada.

Previsão de início da Turma: Abril de 2024.

 

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 30/04/2024:

Matrícula com valor promocional a R$ 100,00. + mensalidades de 22x R$ 654,55 por 22x R$ 458,18 (pagamentos até o vencimento).

 

 

Documentos para Matrícula

  • RG e CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Diploma ou certificado de conclusão de curso de ensino superior;
  • Carteira do Conselho de Classe
  • Apresentação do Cartão SUS

OBS: O Certificado de Conclusão do curso com comprovação de solicitação do Diploma não isenta o aluno da necessidade de apresentação do Diploma da Graduação. O recebimento do Certificado de Conclusão do curso de Pós-Graduação está condicionado à entrega de toda a documentação pelo aluno.

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Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Semipresencial
Duração: 15 meses
Carga Horária: 360 horas
Carga Horária Prática: 16 horas

Encontros mensais: Sextas, online, 13h às 22h30; Sábados, 8h às 19h; Domingos, online, 8h às 13h.

Público Alvo:

Graduados em Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Administração de Empresas, Administração Hospitalar, Direito, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Biologia, Biomedicina, Engenharia de Produção

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