20h05

Vestibular online é alternativa segura durante pandemia e permite inclusão de estudantes do interior do Estado

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Com a prorrogação da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 17 de janeiro de 2021, que era previsto para acontecer em novembro desse ano e precisou ser adiado por causa da pandemia do novo coronavírus, diversas faculdades optaram pela realização do vestibular online como opção para o ingresso de alunos no ensino superior.

A Faculdade Santa Casa, situada no campus da Pupileira, no bairro de Nazaré, em Salvador, foi uma das instituições da capital baiana que aderiu ao novo modelo virtual de processo seletivo, marcado para acontecer no próximo dia 21 de novembro.

Segundo o diretor-geral da Faculdade Santa Casa, Caio Andrade, o vestibular online é um método seguro, que permite a inclusão de alunos de diversas localidades, sem precisar de locomoção durante a pandemia, mantendo a qualidade e seriedade.

O processo é feito através de um software que enquadra o candidato na tela do computador com o uso da webcam e possui diversos comandos que minimiza o risco de fraudes, captando ruídos, desvio de olhar e comportamentos inadequados durante a prova, a exemplo do copiar e colar.

“Para garantir que o momento seja exclusivo do aluno com a prova não é permitido minimizar a tela, nem utilizar outros sites, a exemplo do WhatsApp Web. O programa detecta quando ele não está rodando em primeiro plano ou quando o aluno desvia o olhar para acessar outros equipamentos. Todas as regras estão previstas em edital e o aluno que descumprir será imediatamente eliminado do processo”, garante Caio. “No vestibular presencial o aluno é avaliado pelo fiscal, já no online, o processo é registrado e documentado pelo software, criado por uma empresa consolidada no mercado, que possui toda confiabilidade e segurança”, explica.

De acordo com Caio, apesar do vestibular online só começar a ser aplicado de forma profissional em meados de 2020, devido à pandemia, a tecnologia já existia e era usada em outros processos seletivos à distância.

“Sem dúvida, é um método que promete permanecer mesmo na pós-pandemia. O momento atual intensificou os recursos digitais e será impossível retroagir. O processo online traz mais conforto e segurança aos candidatos, sobretudo, nesse contexto de pandemia, além de permitir que pessoas de locais distantes possam fazer a prova, gerando inclusão”, afirma.

As inscrições para o vestibular 2021.1 da Faculdade Santa Casa, nos cursos de graduação em fisioterapia, enfermagem e psicologia, podem ser feitas até o próximo dia 18 de novembro, no site da Faculdade Santa Casa (www.faculdadesantacasa.edu.br).

A prova tem duração de quatro horas, das 14h10 às 18h10, e as aulas têm previsão de início no mês de fevereiro de 2021.

Sobre a Faculdade Santa Casa 

A Faculdade Santa Casa, localizada no campus da Pupileira, no bairro de Nazaré, em Salvador, é a única faculdade privada da capital baiana que possui hospital de ensino próprio, o Hospital Santa Izabel, com atuação em 39 especialidades médicas. A faculdade oferece cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, atualização e extensão em saúde nas áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição, cuidados paliativos, psicologia e gestão em saúde, contando com corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores, além de modernos laboratórios, estacionamento próprio e localização próxima à estação de metrô.

Instagram: @FaculdadeSantaCasa

Tel e WhatsApp: (71) 2203-9850