09h30

Alunos da FSC falam sobre a importância do aprendizado na prática

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Recém-aprovados no vestibular da Faculdade Santa Casa (FSC), os novos alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia contaram como foram recebidos durante a matrícula e ressaltaram o diferencial da instituição por possuir um hospital de ensino próprio, o Hospital Santa Izabel (HSI). 

Aluno do curso de Fisioterapia, Eric Silva está realizando o sonho de retomar os estudos. “Quando terminei o Ensino Médio não tinha tempo nem dinheiro para cursar uma faculdade, já que precisava trabalhar para ajudar financeiramente a minha mãe e irmão”, lembra Eric, que aproveitou o desconto na mensalidade, concedido aos colaboradores da Santa Casa, para finalmente se dedicar à nova rotina. 

Eric trabalha como auxiliar de restauração no Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), e diz que aproveitará o turno oposto ao trabalho para estudar. 

“Além do desconto concedido pela FSC aos colaboradores, dei uma sondada no quesito qualidade de ensino e fiquei surpreso com a alta qualidade dos professores na webclass. Fui muito bem acolhido pelos profissionais da faculdade. Eles me tiraram todas as dúvidas e sempre estavam me incentivando a seguir em frente. Me passaram muita tranquilidade”, pontua. 

A oportunidade de estagiar no Hospital Santa Izabel (HSI) é um dos fatores que vem deixando o novo aluno bastante animado. “A experiência prática faz toda a diferença no ensino. Percebi, desde o Ensino Médio, que os livros não mostram tudo o que você precisa. Então, é necessário ter aulas práticas. Elas são esclarecedoras. Tenho esperança de que receberei um ensino claro, objetivo, completo e de alta qualidade. Com certeza, atuar no HSI me trará grande experiência, do tipo que a gente leva para a vida toda e nunca esquece”, comemora. 

Já a estudante Camila Guerra, formada em gestão de RH, sempre teve o sonho de cursar psicologia, por ter interesse na área organizacional. Trabalhando como auxiliar administrativo do Hospital Santa Izabel, Camila aproveitou a abertura das inscrições do vestibular da Faculdade Santa Casa (FSC) para aprimorar o currículo e buscar um complemento à formação anterior. 

“Me inscrevi no vestibular para ver no que ia dar, pois eu sabia que os valores de psicologia normalmente são muito caros. Porém, o valor do curso, junto com o meu conhecimento dos processos e do serviço que a Santa Casa oferece, me ajudaram a decidir”, conta Camila. 

“Fui atendida muito bem. Fiz muitas perguntas antes de me matricular e responderam todas com muita paciência. No momento da matrícula, fui muito bem recebida lá, até pela coordenadora do curso que foi muito espontânea e alegre”, destaca. 

A estudante ressaltou ainda sobre a importância de realizar estágio no Hospital Santa Izabel (HSI). “A prática é bem importante, pois muitas empresas cobram isso no momento da contratação. Quando se tem vivência na profissão, alguns momentos de tensão se tornarão mais fáceis de lidar. O Santa Izabel é um hospital conceituado e ter no currículo uma experiência dessas, abre muitas portas, com certeza”, avalia. “Eu espero aprender muito, crescer bastante, me apaixonar mais ainda pela psicologia e sair de lá uma profissional apta para ajudar as pessoas no que elas precisam”, afirma. 

Outra aluna nova que já se prepara para o início das aulas é Catiana Oliveira, aprovada em Enfermagem. “Escolhi enfermagem simplesmente e unicamente por amor”, garante. Catiana trabalha como técnica em enfermagem na UTI cirúrgica do HSI e já conhece bem o dia a dia da profissão. 

“Escolhi a Faculdade Santa Casa por conhecer a instituição há alguns anos e ter a certeza da sua responsabilidade, conduta e organização. Fui muito bem recebida na FSC. Tudo muito organizado, funcionários extremamente educados e acolhedores”, elogia. 

Segundo ela, o fato de a FSC ter um hospital próprio facilitará muito o aprendizado na prática. “A experiência prática é realmente muito importante para o nosso desenvolvimento como profissional de saúde. É desta forma que adquirimos confiança, conhecimento e segurança para executar condutas e procedimentos em nossos pacientes. Tenho certeza que atuar no Santa Izabel será uma experiência maravilhosa e contribuirá de maneira espetacular na minha formação profissional, pois é um hospital acreditado e moderno, onde tenho muito a aprender e colocar em prática todos os ensinamentos que iremos estudar em sala de aula. Estou muito animada e espero começar em breve”, diz Catiana. “Espero conseguir me formar e ser uma boa profissional, atuando com o que amo, independente dos obstáculos encontrados no caminho. Não tenho dúvidas que escolhi o curso certo para minha vida”, garante.