16h00

Faculdade Santa Casa realiza cerimônia do jaleco para alunos do curso de Fisioterapia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Faculdade Santa Casa (FSC) realizou, nesta terça-feira (22), a primeira Cerimônia do Jaleco para alunos do curso de Fisioterapia, às 18h30, no Salão Rainha Leonor, na Pupileira, no bairro de Nazaré. 

O evento contou com a participação reduzida de alunos (apenas oito); da coordenadora do curso de Fisioterapia, Juliana Freitas; da coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Dulce Santana; além do coordenador da instituição, João Victor Almeida. 

Durante a cerimônia, os alunos receberam o jaleco das mãos de um amigo ou familiar e fizeram um juramento para uso do equipamento. 

“Esta é uma cerimônia tradicional, realizada no mundo inteiro para alunos da área de saúde. Trata-se de um rito de passagem que simboliza a entrada do estudante no mundo da saúde. Uma espécie de ritual de iniciação”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Juliana Freitas. 

“O objetivo é reunir os estudantes e os familiares, sendo também uma oportunidade para que as famílias conheçam o espaço e o mundo da saúde”, acrescenta. 

No evento, Juliana também ministrou uma breve palestra sobre a história do jaleco, sobre o simbolismo e uso como Equipamento de Proteção Individual (EPI),  

Para a aluna do primeiro semestre do curso de Fisioterapia, Daniela Costa, o momento foi de grande importância na iniciação profissional. 

“O jaleco é como se fosse nossa armadura, nossa patente. Quando botamos o jaleco sentimos o peso da responsabilidade profissional”, ressaltou a estudante, que também atua como técnica de enfermagem no Hospital Santa Izabel (HSI). 

“Trabalho há 10 anos na área de saúde. Comecei como atendente e de consultório, fiz o curso técnico de enfermagem e agora estudo fisioterapia na Faculdade Santa Casa. Trabalhando na UTI com pacientes graves, senti a necessidade de ter novos conhecimento para contribuir ainda mais, agregando mais cuidados aos pacientes. Tenho muito orgulho da minha trajetória de crescimento na Santa Casa e a instituição me abraçou e me deu essa oportunidade de evoluir na minha vida profissional”, agradeceu Daniela. 

A aluna Rosineide Santos também estava com expectativa para o evento. “Essa é minha primeira faculdade e tudo para mim é novidade. O jaleco é um símbolo de cuidado e proteção, além de servir para que as pessoas possam nos identificar. Faz parte da minha meta de ajudar o próximo”, destacou. 

A estudante Roberta Brito também comemorou o momento. “É uma emoção muito grande. Desde pequena quero ser fisioterapeuta. Já havia feito o primeiro semestre em outra instituição e agora retomei. Tenho a meta e foco de concluir esse curso”, afirmou.