15h00

Curso sobre a história de Salvador tem início na Faculdade Santa Casa

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Curso sobre a história de Salvador tem início na Faculdade Santa Casa

Foi realizada, nesta quinta-feira (23), a primeira aula do curso livre sobre a história de Salvador e seu patrimônio artístico e cultural, promovida pela Faculdade Santa Casa (FSC), em parceria com o Museu da Misericórdia. 

O primeiro módulo foi ministrado pelo arquiteto Francisco Senna, abordando o tema “Contextualização histórica e evolução urbana da cidade do Salvador do século XVI ao XX”. 

A abertura do curso foi feita pela mordoma diretora de Ação Cultural da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), Ana Elisa Novis, idealizadora do projeto. 

“A história desse curso começou em 2019, quando fiz um curso com Chico Senna na Academia de Letras da Bahia. Na época, tivemos a ideia de trazê-lo para a Santa Casa, mas veio a pandemia e precisamos interromper o projeto. Há cerca de dois meses [o historiador] Álvaro Dantas trouxe a ideia de realizar esse curso aqui na instituição. Nossa faculdade é voltada para a área de saúde, mas pensamos que seria possível realizar um curso livre. Com o aval do provedor, José Antônio Rodrigues Alves, decidimos dar início à primeira turma”, disse Ana Elisa. 

O arquiteto Francisco Senna também comemorou o retorno à sala de aula, após um tempo afastado, devido à pandemia. 

“É um prazer estar aqui na Santa Casa. Esse curso será uma viagem através do tempo. Que bom seria se tivéssemos uma máquina do tempo para nos transportar fisicamente, mas, intelectualmente podemos nos transportar através do estudo. Esse é o grande papel da história: voltar ao passado para compreender de onde viemos, saber onde estamos e, quem sabe, profetizar para onde vamos”, pontuou o arquiteto. 

No dia 21 de outubro terá início o segundo módulo do curso, que será ministrado pelo historiador Álvaro Dantas Júnior, com o tema “Sociedade e Cultura”. Já o terceiro módulo terá início no dia 18 de novembro e abordará o tema “Hábitos e Costumes”, tendo como professoras as museólogas Osvaldina Cezar (Museu da Misericórdia) e Simone Trindade (Museu Carlos Costa Pinto). 

As aulas são realizadas de forma presencial na Faculdade Santa Casa, situada na Avenida Joana Angélica, nº 79, no bairro de Nazaré, em Salvador. 

Cada módulo pode ser cursado individualmente, porém, respeitando o limite máximo de alunos por turma.