15h00

Alunos do curso livre sobre a história de Salvador dão depoimentos sobre as aulas

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Alunos do curso livre sobre a História de Salvador, promovido pela Faculdade Santa Casa (FSC) em parceria com o Museu da Misericórdia, contaram sobre suas experiências durante as aulas e sobre os conteúdos abordados pelos professores. 

Para a médica e estudante de artes, Júlia Comarella, o curso mostrou para ela a importância da Bahia na construção da história do Brasil. 

“Sou capixaba e depois que vim morar na Bahia comecei a perceber como eu negligenciava a maior parte da História do Brasil. A Bahia e o Nordeste têm importância muito maior do que eu pensava. Aprendi muito sobre ‘ser brasileira’. Nosso país é tão incrível e essas informações não vêm até nós; temos que ir atrás delas”, pontuou a aluna. 

A professora aposentada, Lina Garrido, também falou sobre as curiosidades que aprendeu durante o curso e sobre a relação de amizade entre a turma. 

“As aulas são muito boas, com muitas informações consistentes, ministradas por pessoas que conhecem muito sobre o assunto. Aprendemos também muitas curiosidades. Eu, por exemplo, não sabia que Portugal havia chegado ao Brasil e depois foi embora. Os portugueses só voltaram depois que descobriram que os franceses e holandeses estavam vindo para o Brasil. Além de muito conteúdo interessante, encontramos muita gente conhecida e conhecemos novas pessoas. É um grupo bastante homogêneo, que tem interesse por cultura. Sentimos isso pelas conversas, pelos diálogos quando batemos papo e tomamos cafezinho na hora do intervalo. É muito gostoso”, contou. 

A ceramista Anna Thereza Perazzo também elogiou as aulas e o conteúdo. “Eu adoro História. Quis ocupar o tempo, pois estou aposentada, e estou amando. As primeiras aulas com Chico Senna foram maravilhosas. Está sendo muito enriquecedor e o conteúdo está dentro do que se propuseram a fazer”, ressaltou. 

“Sempre gostei muito de História e sempre tive muita curiosidade. Estou achando o curso muito bom, muito rico e interessante. Todos os módulos foram bons”, completou a defensora pública aposentada, Maria Tereza Messeder. 

Segundo o historiador Álvaro Dantas Júnior, um dos docentes, o curso é voltado para todos os públicos. “Trata-se de um curso para estudantes, historiadores, arquitetos, profissionais do turismo ou interessados na História da Bahia, principalmente Salvador, que foi a primeira capital do Brasil e possui tanta riqueza”, disse o professor. 

O primeiro módulo teve início no dia 23 de setembro, ministrado pelo arquiteto Francisco Senna, com o tema “Contextualização histórica e evolução urbana da cidade do Salvador do século XVI ao XX”. Já o segundo módulo, ministrado por Álvaro Dantas, tem como tema a “Sociedade e Cultura”. O terceiro módulo será com o tema “Hábitos e Costumes”, ministrado pelas museólogas Osvaldina Cezar e Simone Trindade. 

Mais informações sobre o curso podem ser acessadas neste link. 

https://www.faculdadesantacasa.edu.br/cursos/atualizacao-aperfeicoamento-e-extensao/outros/historia-de-salvador-e-seu-patrimonio-artistico-e-cultural.html