08h00

Faculdade Santa Casa lança Programa de Desenvolvimento de Líderes

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Faculdade Santa Casa lançou, nesta quarta-feira (20), o primeiro Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da instituição, que foi apresentado aos gestores do Hospital Geral do Estado (HGE). 

O programa consiste em cinco módulos, voltados para lideranças da área de saúde, abordando conteúdos voltados para capacitação, liderança, gestão do tempo e de pessoas, comunicação, feedback e inteligência emocional. 

“Entendemos que é fundamental capacitar lideranças na área de saúde. Percebemos que esse é um movimento pulsante dentro da área hospitalar: a necessidade de ter líderes que efetivamente dominem técnicas de relacionamento e técnicas de interação com o colaborador. A Faculdade Santa Casa aproveitou essa oportunidade para lançar o PDL em parceria com a HGE. A partir daí podemos nos aproximar da instituição, estreitar laços e desenvolver novas fases desse mesmo programa com outras corporações, melhorando o ambiente da saúde no município de Salvador”, pontuou o diretor-geral da Faculdade Santa Casa, Caio Andrade. 

Na ocasião, estiveram presentes o diretor-geral do Hospital Geral do Estado da Bahia, Márcio Quintiliano, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), José Antônio Rodrigues Alves. 

“A Santa Casa da Bahia foi sede da primeira faculdade de medicina do Brasil, ainda no tempo do Império, quando o Brasil deixou de ser Colônia de Portugal e passou a ser sede do Império português. Durante muitos anos nos dedicamos ao ensino técnico na área da saúde. Atualmente, com a Faculdade Santa Casa, inaugurada em 2020, nosso compromisso é ter uma faculdade diferenciada, com campo de estágio adequado, bons profissionais e ensino dirigido. Nosso perfil sempre foi fazer bem-feito. Agradeço a parceria com o HGE e a sensibilidade do Governo do Estado”, afirmou o provedor José Antônio Rodrigues Alves. 

Conteúdo - O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) foi dividido em cinco módulos, que serão ministrados pela psicóloga Patrícia Alcântara, especialista em Gestão de Pessoas. Dentre os conteúdos, serão abordados: planejamento, produtividade, rotina, comunicação não violenta, psicologia positiva, liderança, gestão de equipes, acreditação hospitalar, contratação e desenvolvimento de pessoas, hard skills e soft skills e ferramentas de gestão. 

Segundo a coordenadora de RH do HGE, Valdjane Fernandes, a capacitação veio em um momento propício, de mudanças na diretoria do hospital. 

“Chegou em um momento ótimo essa parceria com a Faculdade Santa Casa. Já tínhamos esse projeto de capacitar líderes, gerar interação entre as áreas e abordar possibilidades de lidar com questões de gestão. Com as mudanças recentes que tivemos na diretoria e coordenações, resolvemos recomeçar de forma diferente, tirar as pessoas da zona de conforto, realizar este encontro fora do nosso ambiente habitual e discutir sobre liderança. É crucial essa capacitação para que cada setor consiga chegar ao seu objetivo, alcançando assim ao objetivo estratégico da instituição”, ressaltou Valdjane.