10h00

Diretora da EDUFBA realiza palestra na Santa Casa sobre a história do livro na Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A professora e diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), Flavia Garcia Rosa, ministrou uma palestra, na última quinta-feira (15), na Faculdade Santa Casa (FSC), sobre a história do livro na Bahia. 

O evento fez parte do ciclo de palestras Cultura e Prosa, promovido pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. 

“A palestra sobre a história do livro na Bahia teve como objetivos identificar os principais momentos da história editorial, sobretudo em Salvador, registrando de forma sistemática as informações relativas às iniciativas locais e suas contribuições na formação da indústria editorial baiana”, pontuou Flavia Garcia Rosa. 

Durante a apresentação, a palestrante trouxe uma contextualização histórica iniciada com uma alusão à escrita e ao surgimento do alfabeto, o que tornou possível o registro em livros. A professora apresentou também as iniciativas editoriais ocorridas desde o período colonial até os dias atuais, destacando o período de maior efervescência cultural, devidos aos ideais modernistas dos anos 1950, que congregou artistas, poetas e intelectuais baianos em edições próprias, chegando aos anos 2000, com uma nova configuração de editoras privadas e editoras universitárias, além do surgimento das feiras literárias que, em algumas cidades do interior, exercem um papel fundamental de incentivo ao livro e à leitura, a exemplo da Feira Literária de Mucugê (Fligê). 

A próxima palestra do ciclo será no dia 6 de outubro, com o tema “A talha neoclássica na Bahia”, ministrada pelo doutor em História da Arte, Luíz Alberto Ribeiro Freire. 

As inscrições podem ser feitas através desse LINK. O ingresso por palestra custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850. 

Diretora da EDUFBA realiza palestra na Santa Casa sobre a história do livro na Bahia