14h00

Faculdade Santa Casa supera percentual obrigatório de bolsas filantrópicas do Programa BEM

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Faculdade Santa Casa (FSC) superou o percentual obrigatório de bolsas filantrópicas, determinado pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS), para alunos matriculados nos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição. 

Em 2021, quando teve início a atuação no atendimento à filantropia, a FSC atingiu o número de 43 alunos bolsistas integrais CEBAS, superando o percentual obrigatório de 20% de bolsas. No final de 2022, o número chegou a 82 alunos contemplados por bolsas integrais CEBAS, também superando a meta obrigatória. 

Um desses alunos é o estudante de Enfermagem, Jorge Maisck, de 21 anos, morador do bairro de São Caetano, em Salvador. 

“A área da saúde sempre me encantou. Tinha o sonho de cursar o curso técnico em Enfermagem, mas, no momento minhas condições não permitiam. Até que soube das bolsas oferecidas pela FSC, através de uma professora, em um grupo no WhatsApp”, conta Jorge. 

“O que eu mais gosto na Faculdade Santa Casa é, sem sombra de dúvidas, os queridos professores. Também sou apaixonado pelos laboratórios. Ao concluir a graduação, penso em fazer a pós. Confesso que ainda não pensei na rede que pretendo trabalhar, mas, por já estar junto ao Hospital Santa Izabel, creio que lá seria o local ideal e o sonho de qualquer enfermeiro”, destaca. 

“Se não fosse pelas bolsas eu tenho certeza de que hoje não estaria cursando o que queria. Foi um divisor de águas para mim. Confesso que quando conquistei, a ficha não caia. Não acreditava no que estava passando e que estaria em uma das melhores faculdades que temos. A bolsa para mim é tudo, é futuro, é progresso”, comemora. 

Outra aluna que também é bolsista na Faculdade Santa Casa é Jaira Santiago Exaltação, 46 anos, estudante de Psicologia. 

“Estudei a vida inteira em escola pública, no interior da Bahia. Vim para Salvador com o sonho de fazer faculdade, mas, a oportunidade só veio ano passado, com a Faculdade Santa Casa. Se passaram 25 anos desde a conclusão do Ensino Médio, até o início da faculdade. Estar aqui é a concretização de um sonho guardado por todos esses anos. O curso de Psicologia sempre foi meu sonho. Gosto de conhecer as pessoas, o ser humano e suas ações e reações. Tenho um encanto em conhecer as histórias, a vivência e o pensar, entender nossa existência”, pontua. 

“É difícil dizer o que eu mais gosto na Faculdade Santa Casa. Desde o acolhimento até o atendimento, as aulas, professores, a coordenadora do curso. Agora me sinto tão capaz. Mudei, inclusive, minha autoestima. Devo isso a esse projeto. Gratidão”, diz a aluna. 

Como participar - Para se inscrever como aluno bolsista, o candidato deve preencher alguns pré-requisitos como: ser brasileiro nato ou naturalizado; não ter concluído outro curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo); ser aprovado em processo seletivo acadêmico (Enem ou prova de vestibular) ou já estar matriculado para os cursos de graduação da instituição e comprovar renda familiar per capita bruta de até um salário mínimo e meio, com patrimônio, gastos e padrão de vida condizentes com a renda declarada.   

Todos os editais contendo formulários e cronograma estão disponíveis no site da FSC, na página do Programa BEM. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (71) 2203-9850 (FSC) ou (71) 2203-9635 / 99910-2239 (Atendimento Ação Social da Santa Casa da Bahia). 

 

Link Programa BEM: www.faculdadesantacasa.edu.br//servicos/programa-bem/index.html