14h00

Rafael Dantas realiza palestra na FSC sobre a guerra da independência do Brasil na Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O historiador Rafael Dantas realizou, nesta quinta-feira (13), na Faculdade Santa Casa (FSC), uma palestra com o tema “A guerra da Independência do Brasil na Bahia”.

O encontro foi a quarta palestra da II Edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa da Bahia, com apoio da Faculdade Santa Casa.  

As palestras são realizadas mensalmente, sempre às 17h, na FSC, situada na Pupileira, no bairro de Nazaré, em Salvador.  

"Apresentamos um pouco do panorama de conflitos que marcou o processo de Independência do Brasil na Bahia, utilizando especialmente registros da cultura material e iconografia. Essa é uma pesquisa inovadora, pois temos muitos documentos escritos relatando o processo de Independência, a exemplo de cartas, mas vimos hoje a partir da perspectiva das imagens. São gravuras, ilustrações e pinturas que representam esse contexto", disse Rafael Dantas.

Segundo ele, as imagens foram catalogadas ao longo dos anos, em diversos locais, como o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB),  Instituto Sociocultural Flávia Abubakir, Biblioteca Nacional, Arquivo Histórico Municipal, Arquivos Históricos do Recôncavo Baiano, além de outras imagens de arquivo pessoal.

Algumas imagens foram divulgadas durante a exposição "Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia - Iconografia e História", no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). "A ideia é transformar em uma exposição itinerante para o Brasil inteiro", pontuou.

O próximo encontro do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa será no dia 10 de agosto, com apresentação feita pelo historiador Álvaro Dantas Júnior, com o tema “O museu virtual do Engenho Santo Antônio do Camuciatá”.

As inscrições podem ser feitas através deste LINK. O ingresso por palestra custa R$40, que é doado aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito. Alunos da Faculdade Santa Casa têm isenção do valor da inscrição.  

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.  

Rafael Dantas realiza palestra na FSC sobre a guerra da independência do Brasil na Bahia