09h00

Álvaro Dantas Júnior realiza palestra na FSC sobre o museu virtual do Engenho Santo Antônio do Camuciatá

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O historiador Álvaro Dantas Júnior realizou, nesta quinta-feira (10), uma palestra, na Faculdade Santa Casa (FSC), com o tema “O museu virtual do Engenho Santo Antônio do Camuciatá”.  

Esta foi a quinta palestra da II Edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa da Bahia, com apoio da FSC.    

As palestras são realizadas mensalmente, sempre às 17h, na Faculdade Santa Casa, situada na Pupileira, no bairro de Nazaré, em Salvador.    

"Esta palestra aborda aspectos da história da Bahia colonial e imperial a partir da criação da Vila de Itapicuru e do Engenho Camuciatá, desde a chegada dos colonizadores na região, no Século XVI, passando pela catequese dos índios, a formação dos currais com a chegada das boiadas vindas da Casa da Torre de Garcia D'Avila, as lavouras de cana e outros elementos da formação social e econômica da região”, disse Álvaro Dantas. 

“No período Imperial, conversamos sobre a cultura dos senhores de engenho, simbolizada pelo sobrado construído pelo Barão de Jeremoabo, em 1894, e também a presença da cultura indígena e africana no Vale do Itapicuru. Tudo isso ilustrado com fotos, vídeos, entrevistas e depoimentos que fazem parte do acervo do museu virtual do Engenho Camuciatá, construído para ser utilizado como instrumento didático pedagógico pelos professores de História e disciplinas afins", destacou. 

A próxima palestra será no dia 14 de setembro, ministrada pelo velejador ucraniano Aleixo Belov, com o tema “O Museu do Mar”. 

As inscrições podem ser feitas através deste LINK. O ingresso por palestra custa R$40, que é doado aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito. Alunos da Faculdade Santa Casa têm isenção do valor da inscrição.    

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.