15h00

Pesquisador Osvaldo Teixeira realiza palestra sobre o engenheiro alemão Julius Naeher

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Pesquisador Osvaldo Teixeira realiza palestra sobre o engenheiro alemão Julius Naeher

O pesquisador Osvaldo Teixeira realizou, nesta quinta-feira (30), na Faculdade Santa Casa (FSC), uma palestra com o tema “A viagem do alemão Julius Naeher à Bahia e seu Recôncavo na segunda metade do Século XIX”.  

Esta foi a oitava e última palestra da II Edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa da Bahia, com apoio da FSC.    

“É sempre importante conhecer um pouco da nossa história. Essa palestra é sobre um viajante alemão que eu fiz a tradução dos relatos de viagem dele, que ocorreram na Bahia, em 1878. Aqui nós iremos refazer essa viagem com ele para mostrar como era a Bahia naquele ano e o que estava acontecendo. Ele realizou diversos desenhos da época e ficou bastante surpreendido com a miscigenação racial, a escravidão e a vegetação”, contou o palestrante. 

Durante todo ano, além da palestra de Osvaldo Teixeira, foram realizadas palestras ministradas por Joaci Góes, Astor Pessoa, Marcelo Veras, Rafael Dantas, Álvaro Dantas Júnior, Aleixo Belov e Tereza Paim. 

“Tivemos um resultado extremamente positivo e um público fiel. Todos adoram as palestras e pedem que continuemos esse programa que iniciou devido à reforma do Museu da Misericórdia. Como estávamos sem poder fazer eventos no Museu, para não deixar a área cultural parada, resolvemos fazer essas palestras. Começou com um curso, em 2021, que teve uma presença muito forte e resolvemos continuar realizando as palestras. Os temas são variados e abrangentes, desde a culinária até psicanálise e história. Pretendemos continuar com esse programa no próximo ano, já que está sendo muito positivo”, avaliou a mordoma diretora de Patrimônio Cultural da Santa Casa da Bahia, Ana Elisa Novis.