A estudante Mariana Santos Oliveira Leite, do curso de Enfermagem, está representando a Faculdade Santa Casa no Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos, que acontece dos dias 4 a 6 de setembro, em Belo Horizonte.
Membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Liga de Cuidados Paliativos da Bahia (LICPBA), a aluna submeteu dois artigos para o Congresso Mineiro e ambos foram aprovados.
O primeiro trabalho científico, pioneiro no tema, é uma análise do discurso público da cantora Preta Gil, que veio a óbito no último dia 20 de julho, sobre a vida e a morte com sentido. O outro projeto tem como tema a telepaliação através do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O primeiro, ‘Finitude em Cena’, analisa a trajetória da artista Preta Gil a partir de seu discurso público sobre a doença e a finitude, relacionando sua experiência com os fundamentos dos cuidados paliativos. O segundo, sobre ‘Telepaliação’, discute as possibilidades e os desafios do cuidado a distância, um tema extremamente atual frente às transformações digitais na saúde.", afirma a aluna.
Segundo Mariana, as duas produções reforçam a sua convicção de que "a Enfermagem vai além da técnica, envolvendo escuta, empatia e compaixão". "Meu objetivo é seguir aprofundando esse caminho e contribuir para que cada pessoa seja cuidada com dignidade em todas as fases da vida.", completa.
A previsão é que, após o congresso, os dois artigos sejam publicados na revista da Associação Médica de Minas Gerais.
A aluna, que leva o nome da Faculdade Santa Casa para o congresso, diz enxergar a oportunidade como um marco na formação dela e reforça o impacto do ensino da instituição em sua trajetória. "Esse espaço amplia minha visão como estudante de Enfermagem e me conecta com profissionais de referência na área. Mas, mais do que uma conquista individual, vejo essa oportunidade como um reflexo da qualidade de ensino da Faculdade Santa Casa da Bahia, que estimula a produção científica, o pensamento crítico e a busca por um cuidado cada vez mais humanizado”.
“Participar desse congresso me dá a certeza de que estou em uma instituição que valoriza a prática acadêmica e me prepara para atuar com excelência", conclui.