A formação acadêmica aliada ao compromisso social é um dos pilares da Faculdade Santa Casa. Por meio de um ecossistema próprio e integrado, os alunos de graduação têm a oportunidade de vivenciar, desde cedo, a prática profissional em projetos sociais que os colocam em contato diretamente com a comunidade e pacientes reais, ampliando o aprendizado técnico, humano e ético.
Entre os campos de prática que possibilitam essa vivência está o Programa Avançar, localizado no Bairro da Paz, em Salvador. O projeto é um dos braços sociais do ecossistema Santa Casa e promove cerca de 3 mil atendimentos por ano, com ações voltadas à qualificação profissional, promoção social, incentivo à cidadania e ao protagonismo juvenil. No local, os estudantes têm contato direto com a realidade das comunidades, participando de atendimentos sociais e psicológicos, o que contribui para uma formação mais sensível às demandas sociais e às desigualdades que impactam a saúde e o bem-estar da população.
Outro importante espaço de atuação são os Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela Santa Casa da Misericórdia. Ao todo, são cinco unidades que atendem mais de 600 crianças, com idades entre 2 e 5 anos, em regime integral. Além da educação, as crianças recebem cinco refeições diárias orientadas por nutricionistas e acompanhamento psicológico. Nesse contexto, os alunos da Faculdade Santa Casa aplicam, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, participando de atividades relacionadas à saúde, nutrição, desenvolvimento infantil e cuidado integral.
A formação prática e humanizada também se fortalece na Casa de Apoio Solange Fraga, localizada no bairro da Saúde, em Salvador. O espaço acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que vêm do interior da Bahia para tratamento oncológico e cardiológico no Hospital Santa Izabel (HSI), hospital de alta complexidade que integra o ecossistema da Santa Casa. Além de oferecer leitos para os pacientes e acompanhantes, a Casa de Apoio promove um ambiente de acolhimento, com refeições diárias, transporte, atividades terapêuticas, lúdicas e oficinas de artesanato — ações que contam com o apoio e a participação dos estudantes.
Ao atuar nesses campos de prática próprios, os alunos da Faculdade Santa Casa vivenciam uma formação que vai além da técnica, desenvolvendo empatia, responsabilidade social e compreensão do cuidado em saúde de forma integral.
A iniciativa faz parte do compromisso da instituição - que é um dos componentes da instituição filantrópica Santa Casa de Misericórdia, com a transformação social e com a formação de profissionais preparados para atuar de maneira humanizada e alinhada às reais necessidades da sociedade.