Projetos sociais da Santa Casa da Bahia ajudam a transformar vidas

Instituição atende diretamente mais de 3 mil pessoas por ano.

Tamanho da Fonte
Projetos sociais da Santa Casa da Bahia ajudam a transformar vidas

Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia tem histórico secular em ações de promoção humana e investimento em responsabilidade social. A instituição sempre esteve ligada direta ou indiretamente a diversas iniciativas de atuação social no Estado. A Santa Casa foi a primeira a cuidar da saúde dos que necessitavam de atendimento em Salvador, esteve à frente da alfabetização de crianças pobres e também foi a primeira entidade do Brasil a acolher bebês abandonados com a implantação das atividades da Roda dos Expostos, em 1726.

Atualmente, com o mesmo compromisso e amparada por uma gestão profissionalizada, a Santa Casa da Bahia atende direta e ininterruptamente mais de 3.000 crianças, jovens e adultos. A entidade ainda contabiliza mais de 12 mil atendimentos sociais todos os anos.

Através de seis Centros de Educação Infantil (CEIs), localizados no Bairro da Paz, a Santa Casa da Bahia assiste 600 crianças. Com idade de 2 a 5 anos, os pequenos recebem educação de qualidade em regime integral e cinco refeições diárias orientadas por nutricionistas. Mais de 3.000 refeições são servidas diariamente. As crianças contam com acompanhamento psicológico e nutricional, fazem aula de balé e capoeira, além de serem beneficiadas pelo trabalho voluntário de médicos e odontologistas.

Com o objetivo de atenuar as necessidades sociais e culturais dos moradores do Bairro da Paz, a Santa Casa da Bahia da Bahia inaugurou, em 2009, o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, espaço que oferece cursos de qualificação para geração de emprego e renda e outros serviços de apoio à cidadania a crianças, jovens e adultos da comunidade.

Ao dar a essas pessoas a chance de aprender uma profissão, a Santa Casa da Bahia espera aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Mais de 200 adultos são capacitados anualmente, por meio da expertise pedagógica de entidades parceiras da Santa Casa. O Avançar também abriga o Balcão de Justiça e Cidadania, que presta mais de 2.000 atendimentos por ano, e a Escola de Informática e Cidadania (EIC), responsável pela formação de uma média de 300 alunos anualmente. O Programa Avançar ainda oferta aulas de balé e desenho, com mais de 280 alunos por ano.

Fruto da parceria com o Instituto Coca-Cola, o Coletivo Jovem tem como foco principal contribuir com a empregabilidade de jovens com idade entre 15 e 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, com conteúdo voltado para o desenvolvimento do seu plano de vida a médio e longo prazos. Os alunos são estimulados a realizar projetos práticos na comunidade, com temas voltados às áreas de marketing, vendas, comunicação, tecnologia e eventos. A iniciativa contabiliza cerca de 400 participantes todos os anos.

O Avançar ainda abriga as atividades do Núcleo de Prática Musical que a Santa Casa da Bahia mantém no Bairro da Paz em parceria com o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). A Banda Sinfônica da Paz e o Coral da Paz, formados por cerca de 180 crianças e adolescentes, com idade de 8 a 18 anos, são as duas formações do Núcleo. Formada em 2013, a Banda é uma grande formação musical com instrumentos de sopro e percussão. O grupo diferencia-se de uma orquestra por não conter instrumentos de cordas. O Coral foi criado em 2014 para acolher crianças da comunidade que demonstraram interesse no canto. As atividades do Núcleo giram em torno do ensino musical, por meio da prática orquestral e coral, criação e coordenação de grupos autônomos de orquestra e coro, e mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música.

A Biblioteca Graciliano Ramos, também instalada no Programa Avançar, conta com mais 4.000 livros registrados. Muito frequentada por moradores do Bairro da Paz, o espaço contabiliza mais de 800 empréstimos por ano. Na biblioteca, crianças e adolescentes ainda participam de projetos que estimulam a prática da leitura e a criatividade.

A Santa Casa da Bahia ainda cede, mediante agendamento, salas do Programa Avançar para o desenvolvimento de atividades de iniciativa dos próprios moradores, no turno da noite.

A atuação da Santa Casa da Bahia no Bairro da Paz ainda se concretiza por meio dos Projetos Complementares, que consistem em duas atividades. Com o Apoio Pedagógico, a entidade oferece reforço escolar a 150 crianças da rede municipal de ensino, com idade de sete a 11 anos, que têm dificuldade no processo de alfabetização. Já o Qualidade na Terceira Idade aplica cronograma de atividades voltado para o desenvolvimento do intelecto e da autoestima de idosas.

Outras iniciativas sociais

Localizada no bairro da Saúde, a Casa de Saúde Solange Fraga acolhe crianças e adolescentes oriundos do interior da Bahia em tratamento contra o câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel. A unidade possui 40 leitos ativos e 300 pacientes cadastrados.

Além do acesso ao tratamento de assistência multiprofissional do Hospital Santa Izabel e a medicamentos, os usuários recebem seis refeições diárias, apoio psicossocial e acompanhamento escolar. Atividades socioeducativas são direcionadas às famílias. As crianças que residem em Salvador têm direito a almoço, cesta básica, leite, fralda descartável e medicação, quando indicadas pelo Serviço Social do Hospital Santa Izabel após avaliação de aspectos socioeconômicos.

A Santa Casa da Bahia ainda conta com a atuação constante de mais de 100 voluntários, que se dedicam de diversas formas aos que são assistidos na instituição, como contadores e ouvidores de história, reikianos, massagistas, palhaços e músicos.