17h00

Faculdade Santa Casa realiza evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Faculdade Santa Casa realiza evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A Faculdade Santa Casa (FSC) realizou, nesta segunda-feira (20), data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o evento “Conexões Afroacadêmicas”, com o tema “A importância da Consciência Negra na nossa sociedade”. 

O encontro aconteceu no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, e contou com programação no turno da manhã, das 8h às 12h, e à noite, 18h30 às 21h. 

A abertura do evento foi realizada pelo publicitário, Manoel Eloy. Logo depois, teve início as palestras das profissionais da área de saúde (Luciane Marieta, fisioterapeuta; Lenice Goes, nutricionista; e Laíse Brito, psicóloga), com o tema “Construindo saúde, celebrando a diversidade”. 

Para finalizar a manhã, foi realizada a mesa redonda com o tema “Riqueza cultural: a influência das raízes afro”, com a participação do jornalista e fotógrafo de Blocos Afro, André Frutuôso, e da dançarina, produtora cultural e deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê, Gisele Soares. 

“Estou muito emocionada pela grande troca de conhecimento que vocês estão trazendo para nós. Em outra época vivemos tanta dificuldade e tanta violência. Ainda existe a violência, mas, estamos nos levantando. Estou muito feliz porque vocês estão fazendo parte disso. Vamos abrir cada vez mais os nossos olhos e ter essa consciência. Ver os pretos aqui, nessa manhã, mostrando esse conhecimento, nos impulsiona. Eu fico regozijada”, comemorou Raabi Santos, aluna do curso de Psicologia da FSC.  

“O dinheiro aumenta o racismo, mas o conhecimento quebra essa barreira. Sou filha de uma empregada doméstica e de um analfabeto. Hoje, posso provar que o conhecimento quebra a barreira do racismo. Estou aqui para isso e nunca vou cessar a minha busca”, afirmou a estudante do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Casa (FSC), Cristiane de Jesus.  

Às 18h30, o evento foi retomado com abertura do historiador Dielson Santana. Logo depois, as palestras com o tema “Construindo saúde, celebrando a diversidade” foram ministradas pelas profissionais da área da saúde (Larissa Oliveira, fisioterapeuta; e Lais Braz, nutricionista). 

O encerramento contou com a mesa redonda “Riqueza cultural: a influência das raízes afro”, com a participação do artista plástico que possui obras inspiradas na cultura africana, Wilton Bernardo; o mestre de capoeira, Lucano Teixeira; e a dançarina e deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê, Gisele Soares, que também fez uma apresentação de dança afro.