16h00

Turma de Psicologia da FSC lidera ações de Dia dos Finados no Campo Santo

Atividades promovidas com visitantes visam ajudá-los a explorar e lidar com o luto.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Alunos do curso de Psicologia da Santa Casa e voluntários lideraram ações de acolhimento às pessoas que visitaram seus entes queridos neste dia 2 de novembro, no Cemitério Campo Santo. As atividades, supervisionadas pelo coordenador Ezevaldo Aquino, foram realizadas em homenagem ao Dia dos Finados.  

Entre as ações estava a “Árvore da Vida”, que simboliza a continuidade e a celebração da memória dos que se foram. Os visitantes foram convidados a pendurar palavras escritas em fitas a fim de homenagear os falecidos em uma árvore local ao longo do dia. Além de formar uma lembrança coletiva, a ação serviu como uma experiência visual de recordação e acolhimento para as pessoas que transitam pelo cemitério. 

Na atividade “Palavras que Acolhem”, os visitantes puderam receber mensagens e poemas de apoio, empatia e acolhimento, elaborados pelos estudantes com o objetivo de confortar aqueles que visitam o local em memória de seus entes queridos. 


Quais as cores do luto? 

Essa pergunta foi explorada em uma das ações visuais e interativas realizadas no Campo Santo. Mesmo o preto sendo considerado um símbolo cultural que remete ao luto, a turma mostrou que o momento não é vivido da mesma forma e nem possui a mesma cor para todos, através da pintura de uma grande mandala, um símbolo central que representa a totalidade do “self” e a busca pelo equilíbrio interior. 

Os visitantes puderam escolher cores que representam uma forma ou estágio do luto, proporcionando uma visão ampliada e única ao pintar a mandala. Essa escolha foi feita unicamente com base em seu momento atual e processo pessoal, promovendo harmonia e entendimento pessoal.

 

Práticas em todo o ecossistema Santa Casa

Os alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Casa têm, durante suas práticas, acesso a todo o ecossistema da mantenedora, o que inclui atividades em Centros de Educação Infantil (CEIs); na Casa Solange Fraga - que abriga crianças e adolescentes em tratamento oncológico -; no Cemitério Campo Santo e nos hospitais Santa Izabel (HSI) e Municipal de Salvador (HMS).

Ações como essas da turma de Psicologia no Campo Santo fazem parte da rotina dos futuros profissionais formados pela Santa Casa, que deixam a instituição com a missão de levar qualidade de vida em diversos aspectos e transformar a saúde por onde passarem. 

 

Confira a galeria de fotos das ações: