Saúde

Aspectos Práticos e Clínicos da Radioterapia

Aspectos Práticos e Clínicos da Radioterapia

Apresentação

A criação deste curso responde à carência de campos de prática para a formação de  profissionais de saúde que desejam atuar na área de radioterapia na cidade do Salvador e no estado da Bahia, como um todo. A concepção pedagógica da FSC está fundamentada na sedimentação de áreas tradicionais do conhecimento em saúde e no desenvolvimento de áreas  emergentes da contemporaneidade, através de conteúdos teóricos articulados às vivências  práticas, dedicando especial atenção ao aprender a aprender e aprender fazendo e às  necessidades de saúde e demandas psicossociais das pessoas assistidas e dos profissionais de  saúde em formação. 

Até o presente momento, a única instituição de ensino superior na Bahia que oferece  esse curso voltado a vivência pratica é a FSC. Um fator primordial e que faz a diferença para empregabilidade do aluno é a vivência prática. Este curso possui características que possibilita  a atuação do discente no campo de prática, afim de proporcionar mais oportunidades de  desenvolvimento das habilidades, de modo a estimular ao estudante a buscar o aprimoramento  pessoal e profissional. 

O contexto dessa carência de formação profissional vai ao encontro do propósito da FSC de oferecer formação qualificada, fundamentada na prática e que possibilite aos concluintes dos seus cursos a efetiva capacidade de inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS

1. GERAL:

Capacitar, através da imersão em ambientes de práticas, profissionais atuantes em Radioterapia, humanista, crítico e reflexivo, com a qualificação necessária para atuar em clínicas, hospitais e outras Instituições afins, com pleno domínio das novas tecnologias próprias dos métodos no uso de técnicas e práticas do cotidiano de um serviço de radioterapia.

2. ESPECÍFICOS: 
Os objetivos específicos do curso estão voltados para prover aos alunos de conhecimento suficiente para: 

  • Realizar procedimentos para o planejamento e delineamento de imagens através da operação equipamentos específicos; 
  • Identificar os equipamentos e dominar os métodos de tratamento; 
  • Compreender os princípios de funcionamento dos equipamentos de radioterapia e estar apto a assimilar a constante evolução das tecnologias; 
  • Compreender e promover o desenvolvimento dos protocolos de tratamento, bem como executá-los adequadamente para atender as necessidades específicas. 
  • Desenvolver a visão humanística no atendimento ao paciente considerando os potenciais riscos de agravos à saúde secundários a aplicação dos métodos de tratamento.

Matriz Curricular

Módulo
C.H. Teórica
C.H. Prática / Estágio / Extensão
Aspectos Práticos e Clínicos
0
1 Módulo
C.H. Teórica
C.H. Prática / Estágio / Extensão
Bases e Atualizações
9
1
Informações Adicionais

O curso ASPECTOS PRÁTICOS E CLÍNICOS DA RADIOTERAPIA, promovido pela Pós-graduação em Diagnóstico por Imagem da Faculdade Santa Casa tem duração de até 2 dias, com carga horária de 20 horas, tendo a sua organização curricular estruturada de forma sequencial, como demonstrado a seguir: 

  • Carga Horária Total do Curso: 20 horas.

Carga Horária Teórica do Curso: 18 horas.

  •  Carga Horária Prática Simulada: 2 horas.

Coordenação

  • Washington Luiz Vieira Dias (Especialização)
    Enfermeiro e Tecnólogo em Radiologia. Pós-Graduado em Bioimagem pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP. Autor do POP de Enfermagem para exames de Ressonância Magnética Cardiovascular do Hospital Santa Isabel. Autor do artigo científico Pré-­medicação como prática em pacientes alérgicos ao contraste iodado: o olhar da enfermagem publicado na Revista Enfermagem Contemporânea. Autor do projeto de pesquisa intitulado O Papel da Enfermagem na Ressonância Magnética Cardíaca. Autor do artigo cientifico Cuidados de enfermagem na ressonância magnética cardíaca publicado na Revista Enfermagem Contemporânea. Extensor em saúde pela Universidade Salvador-UNIFACS. Vivência em Bioimagem (Ressonância Magnética). Vivência na docência acadêmica (Pós graduação em Bioimagem e Preceptor de estágio). Articulador em eventos promotores e desenvolvimento em saúde pela Time of Flight - Soluções em Diagnóstico por Imagem.

Informações Adicionais

Campus Pupileira: Av. Joana Angélica, 79, Nazaré.

Campus Hospital Santa Izabel: Praça Conselheiro Almeida Couto, 500, Nazaré.

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, 142, Calçada.

Previsão de início da Turma: Abril de 2024.

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 23/02/24:

Valor á vista R$ 500,00

Parcelas (até 5x Cartão de Crédito) R$100,00

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Atualização, Aperfeiçoamento e Extensão - Saúde
Presencial
Duração: 2 dias
Carga Horária: 20h

TEÓRICA

Sexta – 17h às 22h

  • Remoto 

Sábado – 08h às 17h 

  • Modalidade – presencial 
  • Local: Campus Kirimure 

Domingo – 08h às 17h 

  • Modalidade – presencial 
  • Local: Hospital Santa Izabel 


PRÁTICA
Diurno, sábado OU domingo:

  • Das 08h às 17h .
Público Alvo:

Biomédicos, Tecnólogos em Radiologia e Técnicos em Radiologia. 

Inscreva-se aqui
Quero mais informações