Saúde

Vivenciando perdas: os caminhos do processo de Luto

Vivenciando perdas: os caminhos do processo de Luto

Apresentação

Vivenciar a morte é uma das experiências mais traumáticas para o ser humano.  Culturalmente, é um assunto tabu e por isto, motivo de evitação na maioria das sociedades.

O processo do luto é normal e esperado para a elaboração de alguma perda significativa, proporcionando ao indivíduo a reconstrução de recursos e adaptações às mudanças impostas pela ruptura.  Ele pode, então, ser considerado como um processo de organização e transformação, no qual não se apaga a crise, mas ocorre uma adaptação à nova realidade. Ressalta-se que as perdas estão associadas ao rompimento de vínculos, de natureza simbólica, que vão além da separação física. 

O luto é caracterizado como um fenômeno universal e particular, coletivo e privado, sendo enfrentado por todos ao longo do curso de vida, apesar desta experiência ser vivida singularmente por cada enlutado. Desta forma, o curso estrutura-se em dois módulos: "Do que se trata o luto, afinal" e "Pandemia COVID-19: Repercussões no processo de luto".

O curso destina-se a estudantes de Psicologia, psicólogos e profissionais da área da saúde envolvidos, direta e/ou indiretamente, na assistência e no convívio com indivíduos que sofreram perdas e vivenciam processos de luto e, assim como todos, também vivenciam as próprias experiências de perda. Desta forma, buscam assim, maior compreensão acerca do processo de formação, rompimento e reparação de laços afetivos.  

Matriz Curricular

Módulo 1
C.H. Teórica
C.H. Prática

Carga Horária

Formação e Rompimento de Vínculo Afetivos
3
A presente disciplina intenciona promover a compreensão acerca dos vínculos afetivos sob à luz da Teoria do Apego, com foco no processo de formação e rompimento dos laços afetivos. Parte-se do princípio do luto enquanto uma reação à perda, sendo este explorado a partir do seu conceito e principais características.
Teorias Contemporâneas sobre o Processo de Luto
3
A presente disciplina intenciona apresentar e explanar acerca das principais Teorias Contemporâneas sobre Luto. Parte-se do pressuposto da elaboração do luto enquanto processo dinâmico, com repercussões em todas as esferas da existência humana, desde o reconhecimento da perda, adaptação à ausência e desenvolvimento de um espaço subjetivo para o falecido pelo enlutado.
O luto e as suas especificidades
3
A presente disciplina objetiva identificar aspectos facilitadores e dificultadores no processo de elaboração do luto. Destaca-se também os tipos de luto e os níveis de intervenção.
Módulo 2
C.H. Teórica
C.H. Prática

Carga Horária

Perdas no contexto da Pandemia
3
A presente disciplina visa abordar as repercussões do contexto da Pandemia COVID 19 na dinâmica das relações humanas, especialmente diante uma perda. Parte-se do reconhecimento tanto de diversos tipos de perda, para além da morte de um ente querido, quanto das repercussões de novas formas de expressão do pesar.
A nova forma de morrer, o cuidado e os seus rituais de despedida
3
A presente disciplina objetiva explanar sobre as adaptações impostas pelo contexto pandêmico na esfera do viver, morrer e cuidar e suas implicações na saúde mental dos indivíduos.
Implicações no processo de luto: Luto complicado, luto agudo e luto traumático
3
Essa disciplina visa discutir as implicações das novas formas de morrer no processo de luto e possíveis complicações.

Coordenação

  • Ana Clara Bastos (Doutorado)
    Psicóloga clínica e docente em graduação e pós-graduação. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da UFBa. Especialista em "Psicologia Sistêmica e Terapia Familiar", assim como em "Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto" (Instituto Quatro Estações - SP). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Luto e Avaliação de Políticas Públicas.

Investimento

2x de R$ 200,00 no plano boleto ou 10x de R$ 40,00 no plano cartão de crédito.

Consulte a equipe de atendimento para descontos e planos de pagamento especiais.

Telefone e WhatsApp: (71) 2203-9850.

Documentos para Inscrição

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • 1 foto 3x4 recente e colorida
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma (se profissional)
  • Comprovante de Matrícula em Curso de Graduação na área de Saúde (se estudante)
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Extensão e Atualização - Saúde
Online
Duração: 2 meses
Carga Horária: 18h

Encontros aos sábados: 03/10, 17/10, 24/10, 07/11, 14/11 e 21/11

Público Alvo:

Estudantes de Psicologia, Psicólogos e Profissionais da área de Saúde

Inscreva-se aqui
Quero mais informações