Saúde

Especialização em Fisioterapia em Postura e Dor

Especialização em Fisioterapia em Postura e Dor

Apresentação

Ao concluir este curso o Fisioterapeuta estará instrumentalizado para avaliar e tratar pessoas com disfunções posturais e/ou dor, fazendo uso de recursos de alta tecnologia e ao mesmo tempo acessíveis, que irão conferir subsídios mais seguros para nortear as suas tomadas de decisões terapêuticas, e assim oferecer aos seus clientes tratamentos mais efetivos.

APRENDA NA PRÁTICA

• Aulas práticas em laboratórios instrumentalizados com equipamentos para avaliação físico-funcional e do controle postural, como por exemplo: 
Avaliação da postura bidimensional, através de softwares Videogrametria, Baropodometria e Estabilometria
• Utilização de metodologias que facilitam o aprendizado e indicam como você irá utilizar o conhecimento adquirido no cotidiano dos seus atendimentos
• Estágio Ambulatorial

Matriz Curricular

Módulo
C.H. Teórica
C.H. Prática

Carga Horária

Práticas em Saúde Baseada em Evidências
15h
0h
Apresentar os princípios da Prática Baseada em Evidências (PBE) e como o profissional de saúde pode utilizá-los para a tomada decisões clínicas sábias.
Introdução e História do Estudo em Postura
15h
0h
Abordagem histórica, generalista e cientifica sobre aspectos fundamentais do estudo em postura e suas alterações funcionais e neurais que afetam todos os sistemas do corpo humano com uma abordagem focada no diagnóstico clínico, através da nova tecnologia que analisa os estímulos e as reações do sistema nervoso central.
Anatomia Funcional na Interpretação das Disfunções Posturais
15h
0h
Fundamentada nas bases anatômicas e funcionais das disfunções posturais, envolvendo elementos dos sistemas osteoarticular e miofascial. Identificação das cadeias musculares envolvidas no controle postural estático e dinâmico, além do reconhecimento dos mecanismos de processamento das informações sensoriais e as respostas musculares para a manutenção da postura.
Biomecânica da Postura: Avaliação Diagnóstico das Compensações Posturais
10h
5h
Fundamentada nas bases anatômicas e funcionais da posturologia, envolvendo os instrumentos e métodos de avaliação postural, através da videogrametria e exames complementares de imagem.
Neurofisiologia da Postura e Propriocepção: Sistema Vestibular no Processo do Equilíbrio Postural
15h
0h
Centrada no estudo dos fundamentos teóricos (fisiológicos e neurais) importantes para o equilíbrio (controle postural, capacidade de manter a postura apesar de circunstâncias adversas). Além das metodologias e procedimentos mais eficazes para provocar adaptações desejáveis no organismo humano em função do treinamento do sistema vestibular. Testes funcionais de equilíbrio.
Avaliação Biomecânica e Posturológica com a Baropodometria Computadorizada
10h
5h
Posturologia e modelagem biomecânica à luz das escolas americana e francesa. Estabilidade e controle postural estático e dinâmico. Instrumentos de avaliação: baropodometria computadorizada e estabilometria
A Podoposturologia no Diagnóstico das Alterações Oclusivas, Visuais e Ortopédicas
15h
0h
Fundamentada nas bases anatômicas e funcionais da podoposturologia. Base de suporte e controle postural. Sistema Tônico Postural como integralizador da postura e do controle postural. Principais sistemas relacionados aos captores de postura: musculoesquelético (podal), sensoriomotor (proprioceptivo), visuo-vestibular (visual). Captores secundários (cicatriz, bloqueios articulares e outros órgãos). Avaliação do controle postural por meio da podoposturologia.
Fisiopatologia da Dor
15h
0h
Taxonomia da dor, conceitos de dor aguda e crônica, classificação das principais síndromes de origem inflamatória e neuropática, definições de termos (alodinia, hiperalgesia, etc) necessários para estudo, diagnóstico e tratamento da dor. Mecanismos periféricos e centrais da Dor e sua modulação.
Avaliação, Mensuração e Diagnóstico da Dor
10h
5h
Categorização e avaliação da dor, seus aspectos objetivos e subjetivos. Escalas utilizadas na avaliação da dor. Escalas para Ansiedade e Depressão. Exames laboratoriais e eletroneuromiográficos. Exames de imagem (ultra-sonografia, tomografia e ressonância magnética). Avanços em exames complementares. Conceitos de interdisciplinaridade.
Desvios Posturais e Patomecânica da Dor de Origem Mecânica
15h
0h
Fundamentada nas bases anatômicas e funcionais das disfunções posturais, provenientes das principais síndromes dolorosas de origem inflamatória e neuropática.
Síndromes Dolorosas Agudas e Crônicas na Interface da Postura
15h
0h
Descrever os aspectos neurofisiológicos e clínicos da dor, na interface das alterações posturais. Aspectos da avaliação multidimensional do paciente com dor. Abordagem multiprofissional no manejo da dor e o papel do fisioterapeuta.
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
15h
0h
Aparelho estomatognático é um sistema multi-sensorial e multi-funcional, em que a integração de cada elemento participa para o bom funcionamento do próprio aparelho. Avaliação Físico e Funcional de Pacientes com Distúrbios Temporomandibulares.
Corporeidade
10h
5h
Centrada no estudo dos fundamentos teóricos da Psicologia Bioenergética/ Proprioceptiva com base no desenvolvimento humano e as reações da sua psicomotricidade na relação cognitiva e afetiva de aprendizagem pelo cérebro, diante dos estímulos sensoriais e as disfunções do corpo, que alteram a compreensão do código do corpo e dificultam a leitura e terapêutica adequada, frente aos distúrbios de ordem proprioceptiva e emocional.
Abordagem Terapêutica com Intervenções Mecânicas na Dor e Postura
10h
5h
Abordagens terapêuticas nas disfunções posturais (Palmilhas, coletes e outras órteses).
Abordagem Cinesioterapêutica na Dor e Postura
10h
5h
Abordagens terapêuticas das disfunções posturais (RPG, Isostretching, Pilates, Cadeias Musculares).
Abordagem Terapêutica com Terapia Manual na Dor e Postura
10h
5h
Estudo e discussão das teorias acerca da relação entre dor e postura, as bases de fisiologia histológicas e bioquímicas da terapia manual, demonstrando a relação entre Sistema Nervoso Autônomo e as emoções e suas consequentes posturas correlacionadas, elaborando um processo de avaliação e tratamento em terapia manual específico para cada paciente.
Abordagem Neurofisiológica no Tratamento na Dor e Postura
10h
5h
Raciocínio clínico e embasamento científico em fisioterapia para prescrição e aplicação das técnicas em neuromodulação. Ao final desta disciplina o aluno estará apto a empregar técnicas fisioterápicas para tratar alterações posturais e de dor; entender os possíveis mecanismos neurofisiológicos por detrás das alterações e dos tratamentos propostos, melhorando a eficácia de sua intervenção. Para alcançar este objetivo será trabalhado, com visão integrada, os conteúdos: sistema sensório-perceptual, controle motor, controle postural, alterações plásticas decorrentes de doença e disfunções, esquema corporal, diversas técnicas de avaliação tratamento da postura e dor, seus mecanismos de ação e nível de evidência científica.
Estágio Curricular Obrigatório
0
105h

Coordenação

  • Naiane Araújo Patrício (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Professora de Graduação, Coordenadora de Pós-Graduação em Fisioterapia, Especialista em Pilates e Acupuntura, Doutoranda em Medicina e Saúde Humana.

E-mail: posemfisioterapia3@faculdadesantacasa.edu.br

Docentes

  • Ana Lúcia Barbosa Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Especialista em Reeducação Postural Global e em Posturologia - método Bricot, Doutorado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Professora Assistente dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e professora do Curso de Fisioterapia - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fundadora da LAFORTE - Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Esporte, desenvolvendo ações de responsabilidade social.
  • Ana Paula A. G. Quixadá Carneiro
    Fisioterapeuta, Especialista em Terapia Manual e Posturologia, Mestre em Tecnologias em Saúde, Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UFBA) com doutorado sanduíche no Hospital de Reabilitação Spaulding (Harvard Medical School).
  • Bruno Ferreira Rondon Linhares (Mestrado)
    Fisioterapeuta, Professor Assistente do Departamento de Biomorfologia da UFBA e Auxiliar do Departamento de Ciências da Vida da UNEB. Mestre em Saúde da Família pela UNESA, Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética e Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. Formação em RPG pelo Instituto Philippe Souchard, formação básica em Quiropraxia e a formação em Agulhamento a Seco (Dry needling). Facilitador e praticante de Barras de Access Consciousness.
  • Bruno Teixeira Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutor. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência. Docente em cursos de Especialização. Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenador da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor. Possui experiência clínica no atendimento de pacientes com dor.
  • Cristiano Sena Conceição (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Especialista em Práticas Educacionais na Área de Saúde, Especialista em Ergodesign, Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Doutorado em Medicina e Saúde Humana. Professor da Universidade Federal da Bahia no departamento de Fisioterapia e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (ICS-UFBA).
  • Jislane Pinho de Santana Oliveira
    Fisioterapeuta , Especialista em Fisioterapia Manual e Postural e Metodologia do Ensino Superior, Formação em RPG, Podoposturologia, Método das Cadeia Musculares de Léopold Busquet; atuando principalmente na área de postura e movimento, baropodometria , palmilhas posturais proprioceptivas, fisioterapia ortopédica e traumatológica.
  • Kátia Nunes Sá (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Doutora em Medicina e Saúde Humana, Pós-doutora em Comunicação Científica. Experiência em clínica de dor em diferentes populações, em biomecânica da postura e em tratamento de problemas que afetam a coluna vertebral. Docente em cursos de Fisioterapia desde 1994 e no mestrado/doutorado desde 2010.
  • Laura Amélia C. Mota Figueirêdo (Especialização)
    Fisioterapeuta Integrativa; Hipnóloga; Fascilitadora e Practioner de Barras de Acces e Terapias Energéticas; Osteopata (em formação); Professora das Pós Graduações Integrar e UNIFACS.
  • Lisnara Silva Nascimento
    Fisioterapeuta, Especialista em Osteopatia – Escola de Osteopatia de Madrid. Atua na área de reabilitação musculoesquelética especializada e tratamento de dor baseada no método PNF e terapias manuais.
  • Maíra Carvalho Macêdo (Doutorado)
    Fisioterapeuta atuante em fisioterapia neurofuncional, sanitarista, especialista em Metodologia do Ensino Superior, Doutora em Medicina e Saúde Humana. Experiência docente em cursos de Fisioterapia. Experiência em avaliação cinemática do movimento humano e avaliação postural.
  • Naiane Araújo Patrício (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Professora de Graduação, Coordenadora de Pós-Graduação em Fisioterapia, Especialista em Pilates e Acupuntura, Doutoranda em Medicina e Saúde Humana.
  • Paulo Raimundo Rosário Lopes
    Fisioterapeuta, Especialista em Terapia Manual e Postural, Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Professor Universitário e de Pós- graduação.
  • Rafael Jardim Duarte Moreira
    Fisioterapeuta, Especialista no método Bobath Avançado, Mestre em Medicina e Saúde, Doutorando em Neurociências e Cognição, Membro do Departamento Neuromodulação da ABRAFIN.
  • Sandra Porciúncula Mendez (Mestrado)
    Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia no Tratamento da Postura e da Dor, Formação em RPG Souchard e Especialização (em andamento) do curso de Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid. Professora de graduação, experiência clínica em consultório no atendimento de pessoas com dores, disfunções e desordens posturais.
  • Silvana Almeida Nascimento Ribas
    Fisioterapeuta, Especialista em Clínica da Dor, Formação no método RPG Souchard Mestre em Tecnologias em Saúde. Experiência docente de graduação do Curso de Fisioterapia. Osteopatia em formação pela Escola de Osteopatia de Madrid. Experiência clínica em consultório no atendimento de pessoas com dores, disfunções e desordens posturais.
  • Vitor Guida Matta (Especialização)
    Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Neurofuncional e em Disfunções Temporo-mandibulares e Dor Orofacial. Experiência clínica em Clínica da Dor, Supervisor de estágio do curso de Fisioterapia, Professor de cursos de especialização em Terapia Manual Aplicada a Posturologia e Ortopedia. Coordenador/orientador da LAEC e da LACM (Liga Acadêmica para Estudo da Coluna e Liga Acadêmica de Fisioterapia Craniomandibular).
  • Yusseff Oliveira Zoghbi
    Fisioterapeuta, Especialista em Osteopatia pelo Coffito, Docente da Pós graduação em Osteopatia - EBRAFIM, Mestrando em Tecnologias em Saúde, Professor da Pós- Graduação em Osteopatia.

Investimento

Condições especiais até 10/09. Valores para pagamento até o vencimento. 

Matrícula: de R$ 650,00 por R$ 325,00

Parcelas (16): de R$ 650,00 por R$ 403,00
 

Documentos para Matrícula

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • 1 foto 3x4 recente e colorida;
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma;
  • Carteira do Conselho.
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 17 meses
Carga Horária: 360 horas
Estágio: 105 horas

Encontros Mensais

Sábado: 8h às 12h e 13h às 19h | Domingo: 8h às 13h

Público Alvo:

Graduados em Fisioterapia

Professora Naiane Patrício
Inscreva-se aqui
Quero mais informações