Saúde

Especialização em Fisioterapia Oncológica

Especialização em Fisioterapia Oncológica

Apresentação

Ao final deste curso o Fisioterapeuta terá desenvolvido habilidades e competências para atuar tanto preventivamente na redução da ocorrência de agravos, quanto na assistência ao paciente com câncer nos contextos hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

Nosso time de professores irá trabalhar com você os diversos aspectos do processo saúde-doença na oncologia, mas também demonstrar as associações e relações causais mais comuns. E sem perder de vista a apresentação de medidas voltadas a minimização das consequências da doença.
 

APRENDA NA PRÁTICA

  • Aulas práticas de habilidades e estágio em ambiente hospitalar, em unidades de enfermaria e de terapia intensiva:
    • conhecimento acerca do conceito de “Dor total”  e qual intervenção fisioterapêutica adequada para cada paciente oncológico;
    • avaliação cinético funcional paciente oncológico em estágio crítico;
    • expertise no entendimento sobre o papel do fisioterapeuta no processo desospitalização do paciente oncológico em cuidados paliativos e no cuidado domiciliar.
  • Corpo docente multiprofissional de especialistas, mestres e doutores com experiência no cuidado em contexto de alta complexidade, imbuídos do objetivo de incentivar o “saber fazer” para formar profissionais aptos a oferecerem assistência de qualidade;
  • Utilização de metodologias que facilitam o aprendizado e indicam como você irá utilizar o conhecimento adquirido no cotidiano dos seus atendimentos;
  • Estágio e visitas técnicas em unidade de pacientes oncológicos, incluindo enfermaria em cuidados paliativos;
  • A Prática Baseada em Evidências (PBE) é outra marca deste curso, e para tal, o conteúdo teórico e prático de todo o curso é permeado com os princípios que regem o PBE, e isso irá conduzi-lo para a aprendizagem de abordagens seguras e efetivas.

Matriz Curricular

Módulo
C.H. Teórica
C.H. Prática

Carga Horária

Práticas em Saúde Baseada em Evidências
15h
0h
Apresentar os princípios da Prática Baseada em Evidências (PBE) e como o profissional de saúde pode utilizá-los para a tomada decisões clínicas sábias.
Oncogênese e Fisiopatologia dos Tumores / Epidemiologia e Estadiamento dos Tumores
15h
0h
Discutir o conceito de câncer, proto-oncogenes, genes supressores de tumor e genes de mecanismo de reparo. Ciclo celular da célula tumoral, controle do ciclo celular, células-tronco adultas e embrionárias, expressão gênica e regulação gênica, mutação gênica e mutação cromossômica, terapia gênica, biologia tumoral e mecanismos de metástases dos tumores. Apoptose: a morte celular, alvos celulares e moleculares nas células tumorais, novas estratégias moleculares para o tratamento de tumores, novas Linhas de pesquisas para o tratamento de tumores. Apresentar e discutir as medidas de prevenção primária secundária e terciária dos tumores. Introduzir os conceitos e fundamentos de uso da Epidemiologia, método epidemiológico; estudos descritivos; variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo; indicadores de saúde-doença. Histórico da epidemiologia, Incidência; prevalência do câncer no Brasil no mundo; mortalidade, morbidade, análise de sobrevida; fonte de dados, indicadores de estrutura. Registro de câncer: base populacional e hospitalar, definição de fatores de risco e proteção; delineamento de estudos epidemiológicos; análise epidemiológica; medidas de frequência; associação; impacto da doença; validade dos estudos epidemiológicos e interação. Tamanho da amostra; investigação epidemiológica.
Diagnóstico e Tratamento das Neoplasias / Urgências e Emergências Oncológicas
15h
0h
Apresentar as terapêuticas clínicas; procedimentos cirúrgicos; diagnóstico; aspectos e avaliação da resposta ao tratamento. Noções fundamentais sobre os quimioterápicos e protocolos de uso para os tratamentos, farmacologia dos protocolos, combinações ou substituições de medicamentos, farmacoeconomia e economia em saúde. Estadiamento dos tumores, fármacos mais utilizados. Tipos de exames de imagem e marcadores tumorais, prognóstico da neoplasia, sobrevida, características clínicas, estadiamento, rastreamento, histologia, tratamento)metástase óssea. Tipos de tumores: câncer gástrico, câncer coloretal, pulmão. Conhecer as emergências metabólicas (hipercalcemia, síndrome da lise tumoral, SIADH); obstrutivas (compressão medular, tamponamento cardíaco, síndrome da veia cava superior)e infiltrativas (CID, rompimento da carótida).
Fisioterapia nas Repercussões dos Tumores Sanguíneos e Ósseos
10h
5h
Conhecer os principais tumores sanguíneos e ósseos. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Fisioterapia nas Repercussões dos Tumores Mamários, Cutâneos e Vasculares
10h
5h
Conhecer os principais tumores mamários, cutâneos e vasculares. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Fisioterapia nas Repercussões dos Tumores do Assoalho Pélvico
10h
5h
Conhecer os principais tumores do assoalho pélvico. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Cuidados Paliativos
15h
0h
Os cuidados paliativos têm como finalidade proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, cuidadores e familiares, mediante as grandes influências exercidas pelo câncer e seu tratamento. Assim, esta disciplina visa discutir os princípios fundamentais dos cuidados paliativos, como também os benefícios da integração dos cuidados paliativos em oncologia.
Fisioterapia nas Repercussões das Neoplasias na Infância
10h
5h
Conhecer as principais neoplasias na infância. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Fisioterapia na Abordagem ao Paciente Oncológico Crítico
10h
5h
Avaliação cinético funcional no paciente crítico. Conhecimento teórico e experiência prática e clínica para avaliação do paciente em uma UTI. Atuação do fisioterapeuta nas unidades de terapia intensiva; conhecimento das indicações, leitura e interpretação dos exames complementares solicitados.
Fisioterapia nas Repercussões dos Tumores Tóraco-Abdominais
10h
5h
Conhecer os principais tumores tóraco abdominais. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Terapias Integrativas e Complementares em Oncologia
10h
5h
Conhecer o que são as terapias integrativas e complementares, quando devem ser utilizadas, quais as principais, e de que forma elas podem colaborar com o tratamento do paciente oncológico.
Manejo da Dor Oncológica
10h
5h
Aborda como lidar com o tratamento da dor. Ensinar a identificar a origem da dor do paciente (psicológica ou física) e como proceder diante da causa.
Fisioterapia nas Repercussões dos Tumores de Cabeça e Pescoço
10h
5h
Conhecer os principais tumores da cabeça e pescoço. Demonstrar de que forma a fisioterapia vai atuar exatamente nessa situação de complexidade, dando ao paciente condições adequadas para uma vida funcional plena, uma boa qualidade de sobrevida, sem dor e com a melhor função possível.
Interdisciplinaridade em Oncologia
10h
5h
O fisioterapeuta será apresentado a aspectos globais que engloba a equipe multiprofissional e que podem interferir no prognóstico dos casos. Irá ser desenvolvido a lidar com algumas delas, e as consequências para o paciente. Desenvolver conhecimento suficiente para elaborar sua própria opinião a respeito destes temas e para que consiga argumentar quando estiver em uma discussão dentro de uma equipe multiprofissional.
Estágio Curricular Obrigatório
0h
186h

Coordenação

  • Silvana Monteiro Almeida (Mestrado)

E-mail: posemfisioterapia2@faculdadesantacasa.edu.br

Docentes

  • Ana Paula Mendes Geitenes (Mestrado)
  • Ana Paula Paes Leme (Mestrado)
    Graduada em Fisioterapia pela UCSAL, Especialista em Saúde da Mulher pelo COFFITO, Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela FACCEBA, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAL, Professora de Fisioterapia do Assoalho Pélvico, Fisioterapia em Oncologia e Fisioterapia Dermatofuncional.
  • Bruno Prata Martinez (Doutorado)
    Professor do Curso de Fisioterapia da UFBA e UNEB, Doutor em Medicina e Saúde, Especialista Profissional em Fisioterapia em UTI e Fisioterapeuta Respiratória.
  • Bruno Teixeira Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutor. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência. Docente em cursos de Especialização. Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenador da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor. Possui experiência clínica no atendimento de pacientes com dor.
  • Camila Reinbold Rezende (Mestrado)
    Fisioterapeuta formada pela UCSAL com curso de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pela Paliar. Membro da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES/UFBA). Coordenadora da Câmera técnica de Oncologia e Cuidados Paliativos do CREFITO 7. Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea e pós graduação em Gerontologia pela UCSAL. Pós-graduação em Gerontologia (UCSAL) e Fisioterapia em Oncologia (Universális). Professora da FAMEC. Fisioterapeuta do HUPES/EBSERH, em especial na Unidade de Oncohematologia.
  • Daniele Costa Borges Souza (Mestrado)
    Fisioterapeuta Graduada-UFBA, Pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar pela BAHIANA, Mestre em Medicina e Saúde pela UFBA, Especialista em Fisioterapia Oncológica pelo COFFITO, Fisioterapeuta HSR e Diretora técnica da PaliAtiva.
  • Erika Pedreira da Fonseca (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Doutora em Medicina e Saúde Humana Mestre em Tecnologias em Saúde, Especialista em Reabilitação Neurofuncional e Coordenadora de Fisioterapia da Sanar.
  • Giovani Assunção (Mestrado)
    Fisioterapeuta, Pós graduado no formato de residência em Fisioterapia Pneumofuncional em ênfase em UTI - SESAB/EESP, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR/COFFITO, Mestre em Fisioterapia - UNICID, Fisioterapeuta do Hospital Aliança.
  • Larissa Oliveira (Especialização)
  • Laura Amélia C. Mota Figueirêdo (Especialização)
    Fisioterapeuta Integrativa; Hipnóloga; Fascilitadora e Practioner de Barras de Acces e Terapias Energéticas; Osteopata (em formação); Professora das Pós Graduações Integrar e UNIFACS.
  • Silvana Monteiro Almeida (Mestrado)
  • Vivane Silva (Doutorado)
  • Viviane Palmeira da Silva (Doutorado)

Investimento

Condições especiais até 10/09. Valores para pagamento até o vencimento. 

Matrícula: de R$ 675,00 por R$ 337,50

Parcelas (16): de R$ 675,00 por R$ 540,00

Documentos para Matrícula

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • 1 foto 3x4 recente e colorida;
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma;
  • Carteira do Conselho.
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 15 meses
Carga Horária: 396 horas
Estágio: 186 horas

Encontros Mensais

Sábado: 8h às 12h e 13h às 19h | Domingo: 8h às 13h

Público Alvo:

Graduados em Fisioterapia

Professora Silvana Monteiro
Inscreva-se aqui
Quero mais informações