Alunos do curso de Psicologia da Faculdade Santa Casa realizaram, no último domingo (2), ações de acolhimento em homenagem ao Dia de Finados no Cemitério Campo Santo.
Desde 2022, os estudantes conduzem a tradicional “Árvore da Vida”, na qual as pessoas podem homenagear os entes queridos depositando uma fitinha em uma árvore, contendo palavras que simbolizam memórias positivas.
Outra ação realizada foi a intitulada “As Cores do Luto”, que consiste na pintura de uma mandala coletiva com as cores que simbolizam os sentimentos dos visitantes. Além disso, panfletos com palavras de acolhimento e rosas também foram distribuídos para ajudar os visitantes que perderam entes queridos.
Cemitério Campo Santo
Pertencente ao ecossistema da Santa Casa, o Cemitério Campo Santo estimou a presença de cerca de 6 mil pessoas no Dia de Finados, além de outras 15 mil visitas durante a semana.
Além das ações realizadas em parceria com a Faculdade Santa Casa, a programação contou com missas, celebração inter-religiosa e apresentação de músicos violinistas e saxofonistas.
Práticas em todo o ecossistema Santa Casa
Os alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Santa Casa têm, durante suas práticas, acesso a todo o ecossistema da mantenedora, o que inclui atividades em Centros de Educação Infantil (CEIs); na Casa Solange Fraga — que abriga crianças e adolescentes em tratamento oncológico —; no Cemitério Campo Santo e nos hospitais Santa Izabel (HSI) e Municipal de Salvador (HMS).
Ações como as da turma de Psicologia no Campo Santo fazem parte da rotina dos futuros profissionais formados pela Santa Casa, que deixam a instituição com a missão de levar qualidade de vida em diversos aspectos e transformar a saúde por onde passarem.