Saúde

Especialização em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Unidades de Alta Complexidade Adulto

Especialização em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Unidades de Alta Complexidade Adulto

Apresentação

O curso fundamenta-se na instrumentalização e qualificação do fisioterapeuta para o cuidado crítico e de alta complexidade, por meio do aprimoramento do conhecimento técnico-científico, do desenvolvimento de habilidades para o cuidado nestes ambientes e da construção de uma identidade profissional proativa e crítico-reflexiva. O objetivo é formar profissionais aptos a desenvolver processos de trabalho nas unidades assistenciais hospitalares adulto, envolvendo situações de alta complexidade, com habilidade na aplicação do raciocínio crítico no cuidado direto, a beira leito, fundamentado nas melhores evidências científicas. O curso de especialização também vai preparar os profissionais para compreensão dos elementos básicos relacionados às principais enfermidades do paciente crítico, prestando assistência segura e humanizada.

APRENDA NA PRÁTICA

  • Aulas práticas em ambiente hospitalar e simulações realísticas de alta fidedignidade com a expertise de tutores do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde – INESS/Associação Baiana de Medicina (ABM)
  • Corpo docente multiprofissional de especialistas, mestres e doutores com experiência no cuidado em contexto de alta complexidade
  • Utilização de metodologias ativas na construção do processo de ensino-aprendizagem
  • Estágio e visitas técnicas nas Unidades Assistenciais do Hospital Santa Izabel

Matriz Curricular

Módulo
C.H. Teórica
C.H. Prática

Carga Horária

Práticas em Saúde Baseada em Evidências
15h
0h
Apresentar os princípios da Prática Baseada em Evidências (PBE) e como o profissional de saúde pode utilizá-los para a tomada decisões clínicas sábias.
Unidades Críticas: Estrutura e Funcionamento. Cuidado Humanizado ao Paciente Crítico
15h
0h
Estrutura e funcionamento de unidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência. O papel do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar, a legislação que regulamenta sua atuação nestas unidades e perspectivas futuras. Aspectos psicossociais e Humanização na atenção ao paciente crítico.
Suporte Básico de Vida e Farmacologia
10h
10h
Estuda e compreende os protocolos de suporte básico e suporte avançado de vida nas Unidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência. Realiza a RCP em adultos. Conceitos fundamentais da farmacologia e sua importância na Fisioterapia em Terapia Intensiva. Noções de farmacocinética e farmacodinâmica nos sistemas do corpo humano. Efeitos terapêuticos, tóxicos e interações medicamentosas. Conceitos sobre sedação, drogas vasoativas, bloqueador neuromuscular e principais medicações no âmbito hospitalar; Impacto das medicações no sistema musculoesquelético.
Instrumentos de Medida e Avaliação Fisioterapêutica e Interpretação de Exames Complementares
15h
0h
Consulta fisioterapêutica, anamnese, solicitação de interconsulta e ecanminhamento; avaliação física e cinesiofuncional específica do paciente crítico ou potencialmente crítico; avaliação e monitorização da via aérea fisiológica e artificial do paciente crítico ou potencialmente crítico; solicitação, aplicação e interpretação de escalas, questionários e testes funcionais; solicitação, aplicação e interpretação de exames complementares com espirometria e outras provas de função pulmonar, eletromiografia de superfície, entre outros; determinação de diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico; determinação das condições de alta fisioterapêutica; prescrição de alta fisioterapêutica; registros em prontuário, consulta, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, evolução, interconsulta, intercorrências e alta fisioterapêutica.
Abordagem Funcional no Paciente Crítico I: Suporte Ventilatório Invasivo ou Não Invasivo
10h
10h
Avaliação da necessidade de instituição do suporte de ventilação não invasiva; Gerenciamento da ventilação espontânea, invasiva e não invasiva; Avaliação da condições de saúde do paciente crítico ou potencialmente crítico para a retirada do suporte ventilatório invasivo e não invasivo; Desmame e extubação do paciente em ventilação mecânica; Manutenção da funcionalidade e gerenciamento da via aérea natural e artificial; Gerenciamento da oxigenoterapia e inaloterapia.
Abordagem Funcional no Paciente Crítico II: TEP, THB e Fortalecimento Muscular
15h
0h
Métodos, técnicas e recursos de expansão pulmonar, remoção de secreção, fortalecimento muscular, recondicionamento cardiorrespiratório e suporte ventilatório do paciente crítico ou potencialmente crítico; Recursos de ação isolada ou concomitante de agente cinésio-mecano-terapêutico, termoterapêutico, crioterapêutico, hidroterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, entre outros; Posicionamento no leito, sedestração, ortostatismo, deambulação; Planejamento e execução de estratégias de adaptação, readaptação, orientação e capacitação dos clientes/pacientes/usuários, visando a maior funcionalidade do paciente crítico ou potencialmente crítico.
Abordagem Funcional no Paciente Crítico III: Mobilização Precoce e Tecnologia Assistiva
15h
0h
Métodos e Técnicas para avaliação e realização de adequado posicionamento do paciente; Fisiopatologia da Fraqueza Muscular Adquirida na UTI e Síndrome Pós-Doença Crítica; Avaliação e prescrição de um programa de mobilização precoce e exercícios no ambiente hospitalar; Utilização de escalas e teste funcionais. Prescrição, confecção e gerenciamento de órteses, próteses e tecnologia assistiva.
Fisioterapia nas Disfunções Cardiorrespiratórias
15h
0h
Atuação fisioterapêutica no paciente cardiopata. Atuação fisioterapêutica no paciente com doenças vasculares. Atuação fisioterapêutica na unidade de terapia intensiva: Paciente em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Alterações e Complicações Pulmonares no Pós-Operatório. Atuação fisioterapêutica na unidade internação: Reabilitação cardíaca na fase hospitalar: o que deve ser considerado. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório; Fisiopatologia das Principais Doenças do Sistema Respiratório; Avaliação Fisioterapêutica do Sistema Respiratório; Métodos e Técnicas de Fisioterapia Respiratória; Assistência Fisioterapêutica no Pós-Operatório de cirurgias Torácicas e Abdominais; Imaginologia do Tórax.
Fisioterapia nas Disfunções Neurológicas e Ortopédicas
15h
0h
Sistema nervoso. Funções motoras da medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo, dos gânglios da base, do córtex motor. Sistema nervoso autônomo. Sistema neuromuscular. Princípios de avaliação neurofuncional. Assistência fisioterapêutica ao paciente crítico ou potencialmente crítico com disfunções neurológicas. Anatomia e Fisiologia do Sistema Musculoesquelético; Fisiopatologia das Principais Doenças do Sistema Musculoesquelético; Avaliação Fisioterapêutica do Sistema Musculoesquelético; Fisioterapia no Pós-Operatório das principais cirurgias no âmbito hospitalar.
Fisioterapia nas Doenças Crônicas Renais e Hepáticas e nas Disfunções Oncológicas
15h
0h
Avaliação Fisioterapêutica em Pacientes Oncológicos; Particularidades da Prescrição de Exercício Físico em pacientes oncológicos. Fisiopatologia das principais alterações da função Renal e Hepática.
Fisioterapia em Unidades de Urgência e Emergência
15h
0h
Atuação da Fisioterapia nas unidades de Urgência e Emergência; Intervenções Respiratórias na Agudização de Doença Respiratória: Oxigenoterapia, Suporte de Ventilação Não Invasiva e Ventilação Mecânica Invasiva; Terapia de Higiene Brônquica.
Gestão de Serviços de Fisioterapia em Unidades Hospitalares
15h
0h
Fundamentos de Administração. Gestão de Processos no Serviço de Fisioterapia em unidades de atenção ao paciente crítico ou potencialmente crítico. Noções gerais de gestão de pessoas. Conceito do Choosing Wisely. Ferramentas de avaliação da qualidade.
Morte, Morrer e Cuidados Paliativos
15h
0h
Compreende o cuidado aos pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, sem a perspectiva de tratamento curativo; o conhecimento da farmacologia e da manipulação de medicações analgésicas e o controle dos sintomas; os princípios e os meios para assistência integral, com ênfase para as condições psicossociais e espirituais de pacientes e familiares e a abordagem da terminalidade da vida. Comunicação e relacionamento entre os membros da equipe, a família e o paciente. Processo de morrer, morte e luto.
Desospitalização e Reintegração Social: o Papel do Fisioterapeuta
15h
0h
As condições crônicas no ambiente hospitalar, as particularidades do processo de desospitalização e a preocupação com a qualidade e segurança do paciente na transição para outras modalidades de atenção extra-hospitalares. Participação do paciente, família e outros atores no processo de desospitalização. A desospitalização e suas interfaces com outras modalidades de atenção: Unidades de Transição – Home Care e Instituições de Longa Permanência. Aspectos éticos e legais pertinentes ao Processo de Desospitalização (Bioética, Legislação, Regulamentações e Judicialização). O papel do Fisioterapeuta como facilitador da desospitalização e da reinserção social.
Estágio Curricular Obrigatório
0h
144h

Coordenação

  • Giovani Assunção (Mestrado)
    Fisioterapeuta, Pós graduado no formato de residência em Fisioterapia Pneumofuncional em ênfase em UTI - SESAB/EESP, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR/COFFITO, Mestre em Fisioterapia - UNICID, Fisioterapeuta do Hospital Aliança.

E-mail: posemfisioterapia1@faculdadesantacasa.edu.br

Docentes

  • Adriana Borges (Especialização)
  • Balbino Nepomuceno (Mestrado)
  • Bruno Góes (Doutorado)
  • Bruno Prata Martinez (Doutorado)
    Professor do Curso de Fisioterapia da UFBA e UNEB, Doutor em Medicina e Saúde, Especialista Profissional em Fisioterapia em UTI e Fisioterapeuta Respiratória.
  • Daniel França (Especialização)
  • Daniele Costa Borges Souza (Mestrado)
    Fisioterapeuta Graduada-UFBA, Pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar pela BAHIANA, Mestre em Medicina e Saúde pela UFBA, Especialista em Fisioterapia Oncológica pelo COFFITO, Fisioterapeuta HSR e Diretora técnica da PaliAtiva.
  • Eduardo Tibiriçá (Especialização)
  • Equipe Psi Hospitalar (Especialização)
  • Euclides Freitas (Especialização)
  • Giovani Assunção (Mestrado)
    Fisioterapeuta, Pós graduado no formato de residência em Fisioterapia Pneumofuncional em ênfase em UTI - SESAB/EESP, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR/COFFITO, Mestre em Fisioterapia - UNICID, Fisioterapeuta do Hospital Aliança.
  • Givanildo Nascimento (Especialização)
  • Hélcio Carigé (Especialização)
  • Helder Duarte (Especialização)
  • INESS
  • Lay Martinez (Especialização)
  • Leila Pinto (Doutorado)
    Enfermeira, graduada Faculdade de Enfermagem da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Doutora e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Especialista em Pediatria e Puericultura pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Editora de livros, dentre eles o Manual Básico Acessos Vasculares, responsável pelo primeiro curso de PICC do Hospital Albert Einstein e revisora do Journal of Infusion Nursing, da revista Einstein e da Revista Brasileira de Enfermagem. Atuou como avaliadora de residência multiprofissional em saúde do Ministério da Educação (MEC).
  • Leonardo Pamponet (Especialização)
  • Marcelo Farani (Especialização)
  • Michele Mato Grosso (Especialização)
  • Pedro Porto (Especialização)
  • Ricardo Lacerda (Especialização)
  • Robson Prazeres (Especialização)
  • Thassila Nogueira (Doutorado)
  • Thiago Melo (Mestrado)
  • Vinícius Afonso (Mestrado)

Investimento

1ª Parcela (Matrícula): R$ 650,00 + 14 Parcelas de R$ 617,50 (pagamentos até o vencimento).

Consulte a nossa equipe de atendimento para mais descontos e condições especiais de pagamento. 

Telelefone e WhatsApp: (71) 2203-9850.

Documentos para Matrícula

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • 1 foto 3x4 recente e colorida;
  • Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso com comprovação de solicitação do Diploma;
  • Carteira do Conselho.
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Pós-Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 14 meses
Carga Horária: 364 horas
Estágio: 144 horas

Encontros Mensais

Sábado: 8h às 12h e 13h às 19h | Domingo: 8h às 13h

Público Alvo:

Graduados em Fisioterapia

Professor Giovani Assunção
Inscreva-se aqui
Quero mais informações